ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Acrissul alerta para monopólio de frigoríficos em Mato Grosso do Sul

Fabiano Arruda | 25/04/2012 16:42
 Acrissul alerta para monopólio de frigoríficos em Mato Grosso do Sul

A possibilidade da atividade frigorífica no abate de bovinos ser centralizada praticamente em dois grandes grupos em Mato Grosso do Sul é vista com temor por produtores rurais. O alerta foi feito pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira.

O presidente da entidade, Francisco Maia, especificou o avanço do grupo JBS no Estado que, apenas recentemente, arrendou frigorífico no município de Coxim e deve fazer proposta milionária para adquirir ativos da dívida do Independência, que tem unidades em Nova Andradina e Campo Grande.

Para Maia, com isto, o abate de bovinos ficaria praticamente centralizado no JBS e também no grupo Marfrig. “Temos cerca de 50 mil produtores no Estado e podemos ter praticamente dois frigoríficos apenas. Se eles decidirem combinar preços o produtor vai ter que pagar o que eles quiserem. Isto é monopólio. É ditadura”, disparou, admitindo que a situação pode representar “dias negros” para a pecuária do Estado.

O presidente da Acrissul, no entanto, admitiu que a situação não tem reflexos atualmente. Mas avisou que no próximo dia 10 vai convidar entidades, como Famasul e sindicatos rurais, além de representantes do Governo do Estado e parlamentares da bancada pra discutir o assunto.

“A atividade frigorífica é a mais endividada do País: cerca de R$ 40 bilhões. O JBS nos últimos 90 dias comprou tudo quanto é frigorífico. Como compram outros quebrados no mundo todo? E muitas vezes fazem a negociação só para mantê-los fechado”, acusou.

“Em Campo Grande o JBS tem capacidade para abater sete mil cabeças de gado por dia e abate três mil. Tem déficit e isto causa reflexos em toda a cadeia”, complementou.

Falando em prevenir prejuízos futuros, Maia sugeriu que o Governo Federal interrompa financiamentos do BNDES para que grandes grupos comprem unidades menores, bem passem a incentivar frigoríficos de pequeno e médio porte.

“É o dinheiro do produtor sendo usado para causar prejuízo ao próprio produtor”, criticou. “A sobrevivência dos pequenos frigoríficos é fundamental para os produtores rurais do Estado”.

O Campo Grande News contatou, por meio da assessoria de imprensa, os grupos JBS e Mafrig. Os departamentos de comunicação pediram para que o assunto fosse enviado por email e ficaram de responder a reportagem.

Nos siga no Google Notícias