ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Acrissul espera que André desista de importar gado

Redação | 03/06/2009 09:11

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, espera que ainda nesta semana o governador, André Puccinelli (PMDB) desista da importação de gado paraguaio, medida anunciada para garantir o funcionamento do Marfrig em Porto Murtinho, na região da fronteira.

"O governo tem outras alternativas, de ordem fiscal e tributária. Pode se entender com a indústria. A importação não é uma boa alternativa porque colocaria a pecuária em risco e o mercado está começando a reagir agora", afirma.

Além da questão sanitária, o temor dos pecuaristas é quanto à concorrência com os preços do Paraguai, onde o custo da produção é de 50% menor, especialmente em função da carga tributária reduzida.

Francisco Maia afirma que o canal para diálogo com o governo ficou aberto e há uma sinalização positiva quando à retirada das importações de pauta. A intenção do governo é de importar 10 mil animais do País vizinho para garantir os abates no Marfrig e os empregos na unidade de Murtinho.

Ontem a diretoria da Acrissul e o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro, tiveram reunião com o governador para discutir o assunto e expor as preocupações. A importação de gado paraguaio precisa do aval do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Nos siga no Google Notícias