ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Acrissul quer parte da Embrapa para realizar eventos, mas não inclui shows

Marta Ferreira | 23/02/2011 16:50
(Foto: João Garrigó - Campo Grande News - 19/11/2010)
(Foto: João Garrigó - Campo Grande News - 19/11/2010)

Em ofício entregue hoje ao ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio,em Brasília, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, reivindica uma parte da área da Embrapa-Gado de Corte, em Campo Grande, para a realização, pela entidade, de feiras, provas de ganho de peso e outras atividades destinadas ao melhoramento genético da pecuária do Estado.

Maia foi acompanhado do deputado federal Vander Loubet e entregou, também, o convite para Dilma participar da Expogrande 2011, que se transformou em polêmica após a proibição pela Justiça de realização de shows no Parque de Exposições Laucídio Coelho, onde fica a Acrissul.

A área reivindicada pela Acrissul é entre 150 e 200 hectares. O projeto da entidade não inclui a realização de shows neste espaço. O documento encaminhado à presidente da República também foi entregue por Fransico Maia ao presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira.

A Acrissul argumenta no ofício que, ao longo de qu oito décadas de existência, a estrutura do Parque se tornou obsoleta e já não comporta mais a evolução da pecuária sul-mato-grossense e brasileira. A entidade cita que a Expogrande tornou-se uma das mais relevantes feiras no calendário dos expositores das mais diversas raças, e que, neste espaço de tempo, a carne sul-mato-grossense se transformou num produto de qualidade superior e de sabor incomparável.

De acordo com a Associação, fundada em 1931, o Parque Laucídio Coelho hoje sofre com a falta de espaço, o que compromete suas atividades principais.

Francisco Maia afirma que o Parque não mudará de lugar. A idéia é que no local funcionem as atividades do Projeto “Acrissul Amanhã”, que inclui um shopping rural contendo lojas, banco, empresas de pesquisa e restaurantes voltados aos produtores rurais.

Como seria No ofício, entregue hoje ao ministro das Relações Institucionais a Acrissul reivindica a destinação, em regime de comodato ou outra modalidade de transação, de uma área de 150 a 200 hectares, dentro da propriedade da Embrapa-Gado de Corte, em Campo Grande, para que a Acrissul possa, numa espécie de fazenda-modelo, realizar ao longo do ano feiras, provas de ganho de peso, dia de campo e work-shops, com ênfase ao melhoramento genético e outras formas de difusão de tecnologias para a pecuária.

Segundo Francisco Maia, tanto o presidente Nacional da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira, quanto o chefe-geral do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte, em Campo Grande, Cléber Soares, assim como o próprio ministro Luiz Sérgio, se mostraram receptivos à reivindicação, e também concordam que a alternativa fortalecerá os laços entre produtores rurais e os pesquisadores, revalidando de forma mais eficiente o próprio trabalho das Embrapas.

Nos siga no Google Notícias