ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Água Clara vai ter 77 cursos de capacitação rural em 2014

Vinícius Squinelo | 03/12/2013 18:48

O município de Água Clara terá 77 cursos com oferta de 924 vagas de capacitação rural no ano que vem. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Eduardo Riedel, durante entrega de certificados de alunos do município os quais participaram das capacitações oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). O evento aconteceu nesta segunda-feira (2), na Secretaria de Assistência Social de Água Clara e contou com a presença do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, da secretária de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa, e do prefeito, Silas José.

Receberam certificados 279 alunos participantes de 11 diferentes cursos ministrados no município ao longo deste ano, em parceria com a prefeitura municipal. Entre as capacitações com maior participação estão operador de motoniveladora, operador de retroescavadeira e o programa de Inclusão Digital. O ônibus odontológico do Senar também realizou 1,2 mil atendimentos no município em 2013.

Durante seu pronunciamento, Riedel destacou o trabalho do Senar em atender a demanda de formação para a cadeia do agronegócio e anunciou que a partir do ano que vem a prefeitura receberá verba para a realização dos cursos. “O campo, tal como os demais elos da cadeia do setor, demanda profissionais capacitados”, disse, referindo-se à instalação de uma empresa de placa de fibra de madeira em Água Clara, com previsão de investimentos de R$ 300 mil reais.

“Hoje, para ser peão de fazenda é preciso ter informática e laptop”, enfatizou Tereza Cristina, depois de também fazer referência à instalação da empresa e do processamento de madeira, um dos principais vetores da agroeconomia local, enfatizando que o cultivo de seringueira também vem ganhando força no Estado. “Água Clara é a bola da vez e, senão ocuparmos os espaços, outros virão para ocupar esses lugares”, salientou.

Nos siga no Google Notícias