ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Aneel discutirá desvio em linha de energia em Chapadão

Redação | 08/04/2010 12:59

A Agência Nacional de Energia Elétrica discutirá na próxima semana projetos alternativos para a construção da linha de alta tensão que ligará a Usina de Ilha Solteira a Campo Grande. O linhão passará pela região do Bolsão, divisa entre Mato Grosso do Sul e Goiás, e segundo produtores, inviabiliza lavouras e torna o custo de produção muito mais alto.

A decisão sobre discussões em torno da mudança no projeto original foi tomada nesta quarta-feira, um dia após o Senado discutir o assunto em audiência pública convocada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, presidida pelo senador Valter Pereira (PMDB/MS), com a participação dos senadores Delcídio do Amaral (PT/MS) e Marisa Serrano.

Delcídio, que no início do mês passado apresentou o pedido para alteração do traçado à Aneel, acha que é preciso definir o novo traçado no menor tempo possível. Segundo ele, caso isso não seja feito, as obras da instalação das linhas de transmissão e da subestação de energia poderão estar em estágio avançado e não ser mais possível mudar a localização.

"Pelo projeto já licitado, a rede corta áreas de pecuária em Selvíria, Paranaíba e Inocência, que não sofreriam maiores impactos. Mas em Chapadão do Sul ela atravessa lavouras muito produtivas de soja, de milho e de algodão, com riscos de acidentes em cabos, encanamentos agrícolas e com aeronaves que pulverizam a agricultura. A idéia é deslocar a linha para um raio aproximado de 10km do local onde está definida a implantação", explica o senador.

Delcídio adiantou que serão convocados para debater o assunto as empresas distribuidoras de energia, as empreiteiras responsáveis pela execução da obra, o Sindicato Rural e a Prefeitura de Chapadão do Sul, além do governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela emissão da licença de construção e operação da linha.

Nos siga no Google Notícias