ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Animal mais pesado com tempo de abate reduzido é conceito do boi 7.7.7

Renata Volpe Haddad | 31/07/2015 09:29
Abate com 24 meses, pesando 21 arrobas faz parte do conceito desenvolvido pela Apta. (Foto: Phibro/Divulgação)
Abate com 24 meses, pesando 21 arrobas faz parte do conceito desenvolvido pela Apta. (Foto: Phibro/Divulgação)

Abater um animal de 24 meses com peso de 21 arrobas é o conceito de melhoria da pecuária no Brasil e o potencial do mercado. A agilidade em produzir um boi pesado e abater em um período menor de tempo, faz parte de um trabalho desenvolvido há um ano e meio pela APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), chamado de conceito 7.7.7.

Os números são divididos da seguinte forma: na cria, o bezerro precisa ganhar sete arrobas. Recria, mais sete e na engorda, finaliza com o ganho de outras sete arrobas. Com a recria cada vez mais valorizada este ano, pecuaristas que conseguirem atingir esse conceito, lucram bem mais.

Quem explica isso é o gerente regional da área de ruminantes da Phibro Saúde Animal, Carlos Ozório. "A pecuária está em transformação e sempre se intensificando. Diversos pecuaristas estão utilizando esse conceito e estão vendo como é rentável", comenta.

Em trabalho com a Apta, a Phibro desenvolveu trabalhos de pesquisa que resultou na molécula virginiamicina que está no V-Max fazendo com que o animal ganhe duas arrobas durante as três etapas. "Em Mato Grosso do Sul, é comum o boi ser abatido com 18 arrobas e não é muito diferente em outros Estados. O bezerro teve um aumento considerável de preço e a forma de ganhar mais dinheiro com isso, é deixar ele mais pesado", informa.

Carlos Ozório informa que conceito pode ser adequado conforme meta do pecuarista. (Foto: Marcos Ermínio)
Carlos Ozório informa que conceito pode ser adequado conforme meta do pecuarista. (Foto: Marcos Ermínio)

Ozório comenta que em outros países como Austrália e Estados Unidos, os abates acontecem com bois mais pesados e com o potencial do mercado, é possível que um novo conceito possa surgir. "Com boi 8.8.8, por exemplo, seriam 24 arrobas e temos a possibilidade de abater em 24 meses com esse peso, mas precisaria de um investimento maior", afirma.

O pecuarista também pode trabalhar com o conceito que ele se adeque melhor, como o conceito 6.6.7, ou 7.7.5. "Tudo vai depender da métrica do pecuarista e como ele vai avaliar cada fase, o desafio que buscamos na ExpoCorte é ver qual a meta que ele estabeleceu", ressalta.

Questionado sobre o ganho das setes arrobas finais do animal, Ozório afirma que não tem necessidade de terminar esse boi em um confinamento. "Tem duas opções: no confinamento mesmo com o alimento 100% no cocho, ou no confinamento a pasto, mas com suplementação bastante concentrada, isso vai de acordo com o que o pecuarista considerar melhor", conclui.

Nos siga no Google Notícias