ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Apesar de recorde, safra de cana em MS perde 7 milhões de toneladas

Fabiano Arruda | 03/02/2012 12:48

Foram moídos 33,85 milhões de toneladas na safra 2011/2012 apesar da influência negativa do clima na produção

MS foi um dos últimos estados a finalizar a safra por conta das chuvas. (Foto:  João Garrigó/João Garrigó)
MS foi um dos últimos estados a finalizar a safra por conta das chuvas. (Foto: João Garrigó/João Garrigó)

A safra de cana de açúcar em Mato Grosso do Sul atingiu 33,85 milhões de toneladas no período 2011/2012, encerrado no último dia 31, número considerado recorde, porém, sete milhões abaixo da estimativa que era chegar perto dos 41 milhões de toneladas.

O principal motivo, mais uma vez, a exemplo dos últimos três anos, foi o fator climático. Em março e abril do ano passado, além de junho e julho, período que registrou até geada, o excesso de chuvas foi determinante no atraso da colheita. No primeiro mês deste ano os danos também foram sentidos, mas com menor intensidade, comparados a culturas como soja e milho.

As informações foram divulgadas pelo presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda, na manhã desta sexta-feira na sede do órgão em Campo Grande.

Mesmo com a frustração quanto à estimativa da produção nesta safra, os números foram comemorados. O volume moído faz do Estado o quinto maior produtor atrás de São Paulo (303,42 milhões de toneladas), Minas Gerais (49,23), Goiás (45,22) e Paraná (40,52).

Mas é em relação aos prejuízos provocados pela chuva na colheita que MS leva vantagem. São Paulo teve prejuízo de 16%, Minas Gerais 10%, Paraná 6%, Goiás 3%, enquanto Mato Grosso do Sul apenas 1%.

Comparado a anos anteriores, a safra deste ano cresceu pouco em relação ao ano passado, quando registrou 33,51 milhões de toneladas. O período 2009/2010 atingiu 31 milhões.

Etanol - Dos 33,85 milhões de toneladas, 63% foram destinados a produção etanol, quantidade acima da média nacional, superior a pouco mais de 50%, enquanto os outros 37% são de açúcar.

O etanol anidro, misturado junto à gasolina, com 18%, foi o produto que mais cresceu, segundo aponta a Biosul, com 425,8 milhões de litros, reflexo também da queda do etanol hidratado, usado em veículos flex, que caiu 19% com 1,205 bilhões de litros. Somados apresentaram baixa de 11,5% em relação à safra passada.

Ainda quanto ao etanol, 88% da produção em Mato Grosso do Sul é exportada para outros Estados e apenas 12% abastece o mercado interno.

Mesmo o registro da alta produção, o presidente da Biosul admite que o etanol vive momento de crise no País, sobretudo, pelo mercado de veículos fabricar de maneira intensa veículos flex e o mercado não suportar a demanda.

Ele criticou o governo federal pela política em relação aos combustíveis. “Há uma desoneração na gasolina, o que não ocorre com o etanol”, lamentou, destacando a contradição da medida, já que o País tem alto potencial de produção do etanol, que também é mais sustentável.

Presidente da Biosul apresenta números da safra em entrevista nesta sexta-feira. (Foto: Fabiano Arruda)
Presidente da Biosul apresenta números da safra em entrevista nesta sexta-feira. (Foto: Fabiano Arruda)

Outros produtos - Já o açúcar registrou aumento de quase 1,6 milhões de tonelada no Estado, sendo o segundo colocado nas exportações com US$ 650 milhões de receita.

Do total, o destaque é 66% da produção do açúcar VHP, voltado para exportação, devido a sua alta polarização. Na forma bruta, o produto facilita o transporte e é refinado em outros países. Outros 543 milhões de toneladas ficam no mercado interno.

Outra frente de produção é a bioeletricidade que, segundo Roberto Hollanda, deixou de ser subproduto. No ano passado foram gerados 1.100 gw/h no Estado, produzidos a partir do bagaço da cana, que representa 1/4 de todo o processo. Em 2009 a capacidade era apenas de 202 gw/h. Para se ter uma ideia, o consumo residencial atingiu 1.240 gw/h em MS.

Hollanda explica que a bioeletricidade não é voltada para residências e, sim, para o próprio funcionamento das usinas.

Área - Ainda conforme os dados divulgados pela Biosul, atualmente, 600 mil hectares em Mato Grosso do Sul são cultivados com cana, o que representa 4% do contingente de terras.

Outros 12% são destinados a outras culturas, como soja e milho, e 84% para a pecuária. O Estado tem, segundo estudos, 8 milhões de hectares de pastagens subaproveitadas.

Ainda em relação a área de cana, 480 mil hectares são de colheita, 39 mil hectares de renovação, 77 mil de plantio e 19 mil para produção de sementes/mudas.

Nos siga no Google Notícias