A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

15/11/2016 10:27

Aplicativos para celular se tornam aliados no dia a dia dos produtores

Renata Volpe Haddad
Aplicativo Rastrovet foi criado para controle e gestão do rebanho. (Foto: Marcos Ermínio/ Arquivo)Aplicativo Rastrovet foi criado para controle e gestão do rebanho. (Foto: Marcos Ermínio/ Arquivo)

A tecnologia chegou definitivamente no campo e os aplicativos auxiliam e muito os produtores no dia a dia, ajudando a resolver problemas à distância, sem que eles precisem se deslocar até a propriedade rural de imediato.

Veja Mais
Consumo muda e queda na produção de bovinos em 2017 será de 8,79%
Assim como este ano, agricultura em 2017 vai depender do clima em MS

Só na pecuária, são mais de 20 aplicativos disponíveis e gratuitos para os pecuaristas, que informam sobre plantas tóxicas para o gado, aplicativo sobre controle de produtividade pecuária, informações sobre pecuária leiteira e manejo do rebanho e informações de clima e tempo.

Há também uma gama de aplicativos voltados para a agricultura, que envolvem desde cálculo de semeadura até informações de commodities.

Quem usa e recomenda os aplicativos, é o pecuarista de Dourados, Fernando Bernardes. Ele alega que hoje em dia, as filmagens que chegam até o comprador de lote de gado, por exemplo, facilita na logística. "O produtor quer ver antes, ele quer saber se o lote interessa, para depois ir até o local e conferir mais perto. Essa tecnologia significa menos despesa para o comprador". 

Ainda segundo Bernardes, filmagens de animais podem sair de Mato Grosso do Sul para todo o Brasil. "Quando as pessoas veem, fica tudo mais fácil, essa agilidade contribui para o bolso de todo mundo". 

Mateus Marassa criou o site com filmagens de lotes de gado, para facilitar a venda e compra de animais (Foto: Divulgação)Mateus Marassa criou o site com filmagens de lotes de gado, para facilitar a venda e compra de animais (Foto: Divulgação)

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja), Christiano Bortolotto, os aplicativos mais usados pelos agricultores, são de tempo e clima e de informações mercadológicas. "Existe até aplicativo que faz a leitura da planta para o produtor saber se tem ou não doença e qual o tipo. Outro bastante usado é de informações técnicas que recomendam nível de pulverização nas lavouras", afirma.

Para Bortolotto, essas novas tecnologias são fundamentais para o dia a dia dos produtores. "A utilização dos aplicativos aumenta de forma significativa a eficiência do produtor e com a sucessão dentro do campo, ou seja, com os mais jovens ajudando a família, a tecnologia vai sendo inserida na rotina e isso tem dado certo".

Como uma opção a mais aos produtores, a Aprosoja lança em janeiro, um aplicativo que vai ajudar em gestão, além de dar informações e conhecimentos técnicos aos produtores. "Estamos inseridos nesse mundo tecnológico e sabemos da importância de levar informação aos produtores de forma mais rápida. O aplicativo está em fase final e deve ser lançado em três etapas, sendo a primeira, prevista para 25 de janeiro", conclui.

No campo da pecuária, o estudante Mateus Marassa, criou um site de compra e venda de gado e de propriedades rurais. Os acessos ultrapassam 800 por mês. "Fazemos as filmagens dos lotes de gado à venda nas fazendas e colocamos no nosso site. Além disso, fizemos um lista com mais de 500 pecuaristas ativos comprando e vendendo e enviamos os vídeos para eles", explica.

A demanda é tão grande que a Marassa Agronegócio deve lançar o aplicativo até dezembro deste ano. "Com o aplicativo, o cliente pode olhar o lote, a filmagem e mesmo se não comprar, ele sabe o que está sendo oferecido, sem precisar ir até o local e perder viagem".

O pecuarista Renato Fayad, mora em São Paulo e acessa com frequência o site Marassa Agronegócios. Para ele, a tecnologia aproxima vendedor e comprador. "Fica bem mais fácil quando você vê antes o que está interessado em comprar. Acho que esses aplicativos dão certo no dia a dia para o trabalhador no campo". 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions