ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Aplicativos para celular se tornam aliados no dia a dia dos produtores

Renata Volpe Haddad | 15/11/2016 10:27
Aplicativo Rastrovet foi criado para controle e gestão do rebanho. (Foto: Marcos Ermínio/ Arquivo)
Aplicativo Rastrovet foi criado para controle e gestão do rebanho. (Foto: Marcos Ermínio/ Arquivo)

A tecnologia chegou definitivamente no campo e os aplicativos auxiliam e muito os produtores no dia a dia, ajudando a resolver problemas à distância, sem que eles precisem se deslocar até a propriedade rural de imediato.

Só na pecuária, são mais de 20 aplicativos disponíveis e gratuitos para os pecuaristas, que informam sobre plantas tóxicas para o gado, aplicativo sobre controle de produtividade pecuária, informações sobre pecuária leiteira e manejo do rebanho e informações de clima e tempo.

Há também uma gama de aplicativos voltados para a agricultura, que envolvem desde cálculo de semeadura até informações de commodities.

Quem usa e recomenda os aplicativos, é o pecuarista de Dourados, Fernando Bernardes. Ele alega que hoje em dia, as filmagens que chegam até o comprador de lote de gado, por exemplo, facilita na logística. "O produtor quer ver antes, ele quer saber se o lote interessa, para depois ir até o local e conferir mais perto. Essa tecnologia significa menos despesa para o comprador". 

Ainda segundo Bernardes, filmagens de animais podem sair de Mato Grosso do Sul para todo o Brasil. "Quando as pessoas veem, fica tudo mais fácil, essa agilidade contribui para o bolso de todo mundo". 

Mateus Marassa criou o site com filmagens de lotes de gado, para facilitar a venda e compra de animais (Foto: Divulgação)
Mateus Marassa criou o site com filmagens de lotes de gado, para facilitar a venda e compra de animais (Foto: Divulgação)

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja), Christiano Bortolotto, os aplicativos mais usados pelos agricultores, são de tempo e clima e de informações mercadológicas. "Existe até aplicativo que faz a leitura da planta para o produtor saber se tem ou não doença e qual o tipo. Outro bastante usado é de informações técnicas que recomendam nível de pulverização nas lavouras", afirma.

Para Bortolotto, essas novas tecnologias são fundamentais para o dia a dia dos produtores. "A utilização dos aplicativos aumenta de forma significativa a eficiência do produtor e com a sucessão dentro do campo, ou seja, com os mais jovens ajudando a família, a tecnologia vai sendo inserida na rotina e isso tem dado certo".

Como uma opção a mais aos produtores, a Aprosoja lança em janeiro, um aplicativo que vai ajudar em gestão, além de dar informações e conhecimentos técnicos aos produtores. "Estamos inseridos nesse mundo tecnológico e sabemos da importância de levar informação aos produtores de forma mais rápida. O aplicativo está em fase final e deve ser lançado em três etapas, sendo a primeira, prevista para 25 de janeiro", conclui.

No campo da pecuária, o estudante Mateus Marassa, criou um site de compra e venda de gado e de propriedades rurais. Os acessos ultrapassam 800 por mês. "Fazemos as filmagens dos lotes de gado à venda nas fazendas e colocamos no nosso site. Além disso, fizemos um lista com mais de 500 pecuaristas ativos comprando e vendendo e enviamos os vídeos para eles", explica.

A demanda é tão grande que a Marassa Agronegócio deve lançar o aplicativo até dezembro deste ano. "Com o aplicativo, o cliente pode olhar o lote, a filmagem e mesmo se não comprar, ele sabe o que está sendo oferecido, sem precisar ir até o local e perder viagem".

O pecuarista Renato Fayad, mora em São Paulo e acessa com frequência o site Marassa Agronegócios. Para ele, a tecnologia aproxima vendedor e comprador. "Fica bem mais fácil quando você vê antes o que está interessado em comprar. Acho que esses aplicativos dão certo no dia a dia para o trabalhador no campo". 

Nos siga no Google Notícias