ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Aral Moreira registra 6 focos de ferrugem asiática da soja

Jorge Almoas | 10/12/2010 09:11

Casos ocorreram no mês de dezembro

O Consórcio Anti-ferrugem, organizado pela Empraba Soja, divulgou relatórios dos focos de ferrugem asiática da leguminosa no ano de 2010. Em Mato Grosso do Sul, seis ocorrências da doença foram registradas no município de Aral Moreira, localizado a 364 quilômetros de Campo Grande. O prazo para cadastro da área de plantio termina nesta sexta-feira.

O primeiro foco foi registrado no dia 1º de dezembro, com novos aparecimentos nos dias 5, 6 e 7 deste mês.

No entanto, o consórcio informa que a aparição dos focos da ferrugem teve início no dia 24 de novembro, em Nova Cantu (PR).

Segundo os dados colhidos, o número de ocorrências até o momento se iguala às duas últimas safras (2007/08 e 2008/09).

Cadastro – A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) encerra nesta sexta-feira o prazo para cadastro da área de plantio da soja para a safra 2010/2011.

Os agricultores precisam informar o local onde irão cultivar o grão para que a agência realiza a fiscalização e o combate a ferrugem asiática da soja, que provoca perda na produtividade de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Estado deve ocupar uma área de 1,7 milhão de hectares com soja, estimando em 5,1 milhões de toneladas do grão.

O produto que não informou a área a ser utilizada no plantio pode receber multa durante o período de vazio sanitário – quando fica proibido o plantio de soja, uma medida de proteção contra o aparecimento de focos da ferrugem.

Mais informações sobre o cadastro na Iagro pelo telefone 0800 647 2788.

Nos siga no Google Notícias