ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Até dezembro, 10 municípios recebem palestra sobre milho safrinha

Priscilla Peres | 13/11/2014 16:38
Pesquisadores analisaram a evolução do milho safrinha em várias regiões produtoras. (Foto: Fundação MS)
Pesquisadores analisaram a evolução do milho safrinha em várias regiões produtoras. (Foto: Fundação MS)

De hoje até o dia 13 de dezembro, produtores rurais de dez municípios de Mato Grosso do Sul vão receber palestras que pretender nortear decisões durante a safra de milho safrinha do próximo ano. As pesquisas foam feitas por técnicos da Fundação MS em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

De acordo com o pesquisador de fitotecnia milho da Fundação MS, André Lourenção, apresentar os resultados da rede de validação de híbridos de milho é uma forma de ajudar o produtor a escolher melhores tecnologias para o próximo ano. “Ele poderá ver o ranqueamento e a posição dos materiais nas tabelas. Toda safrinha a gente repete esse trabalho, mantendo os híbridos que já são padrões e os de lançamentos”, explica.

Na pesquisa, foram testados 70 híbridos, em média, implantados em sete cidades pelo Estado. Na prática, o produtor poderá consultar os dados da região em que está para aplicá-las em sua propriedade, escolhendo os melhores materiais, diminuindo perdas e aumentando os ganhos.

Segundo o pesquisador, os resultados das pesquisas facilitam as escolhas do produtor, já que, por meio disso, poderão escolher materiais mais adaptados e ajustados. “Dessa forma, terão condições maiores de serem eficientes em seus sistemas, com escolhas pautadas em estudos, o que possibilita maiores produtividades”, diz André.

O consórcio de milho com capim, também será debatido com o intuito de discutir os gargalos observados na realização dessa união e as novas tecnologias no meio agro. “Vamos falar dos erros e dar algumas dicas de como fazer essa parceria bem feita e bem estruturada".

As reuniões acontecem nas seguintes datas e locais: Dourados (14/11); Naviraí (17/11); Amambai (18/11); Ponta Porã (20/11); São Gabriel do Oeste (25/11); Sidrolândia (26/11); Maracaju (27/11); Campo Grande (02/12) e Bonito (03/12). No Sindicato Rural de cada município.

Nos siga no Google Notícias