ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Atraso na colheita da cana retarda produção de álcool e açúcar

Marli Moreira, da Agência Brasil | 20/09/2012 17:45

O volume de chuvas maior que o normal no final do primeiro semestre do ano retardou a colheita da cana-de-açúcar na região Centro-Sul do país, o que trouxe lentidão ao processamento do produto para a fabricação de álcool e de açúcar.

A moagem da safra que, normalmente, termina em novembro, deverá prosseguir até o final da primeira quinzena de dezembro em pelo menos 33 usinas, informou hoje (20) o presidente interino da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

A entidade representa as empresas responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% de etanol. Novas projeções da Unica indicam que, até o dia 1º de setembro, foram processadas 307,60 milhões de toneladas, contra 339,51 milhões no mesmo período da safra passada.

Com mais chuva no início da colheita, entre abril e junho, a produtividade por hectare apresentou melhor resultado, segundo Pádua. Em agosto, foram produzidas 76,6 toneladas de cana por hectare, contra 66,8 toneladas em igual mês do ano passado.

O aproveitamento da cana para fabricação de álcool e açúcar, no entanto, diminuiu em 3,28% por causa da baixa no teor de sacarose. Até o início de setembro, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada da matéria-prima totalizou 129,49 quilos, montante menor que o registrado no ano passado (132,56 quilos).

A revisão na estimativa da safra atual mostra que a moagem irá crescer 1,87% - passando de 509 milhões para 518,5 milhões de toneladas de cana. A produção de açúcar deverá ficar 1,21% abaixo do estimado no começo da safra, porém será 4,46% superior à obtida no ano passado, totalizando 32,7 milhões de toneladas.

A previsão para a fabricação de etanol anidro é crescer 19,42%, com 8,3 bilhões de litros, enquanto o etanol hidratado deve cair em 12,29% em relação à estimativa anterior, passando de 21,4 bilhões para 21,05 bilhões de litros.

Em 2013, Pádua prevê que o governo deverá aumentar a porcentagem da mistura do álcool anidro à gasolina, com a proporção subindo de 20% para 25%. Ele, no entanto, defende que as regras sejam estipuladas antes do início da próxima safra. “Deveremos ter de volta os mesmos níveis de três anos atrás, mas é importante que o governo sinalizasse isso antes para dar mais segurança ao abastecimento”, disse.

A revisão das estimativas também indica alteração no volume de etanol para exportação que ficou 50% acima da previsão anterior, devendo atingir 2,55 bilhões de litros, contra 1,7 bilhão.

Nos siga no Google Notícias