ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Bienal debate meio de elevar produção de alimentos sem ferir Código Florestal

Fabiano Arruda | 30/06/2011 11:30

Aumentar a produtividade no País para atender a alta demanda mundial por alimentos na próxima década sem desmatamento e ferir o Código Florestal é um dos destaques da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, que será realizada nos dias 11 e 12 de agosto em Goiânia.

A bienal, que chega a sua quarta edição, foi lançada nesta quinta na Casa Rural em Campo Grande, após ter sido lançada ontem em Goiânia. O evento ainda terá lançamento em Goiás e Mato Grosso. Os estados do Centro Oeste, por meio de suas federações de agricultura, estão à frente da organização.

Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a demanda por alimentos deve crescer acima de 10% na próxima década.

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, considerou que as discussões recentes do Código Florestal são políticas. Ele voltou a defender que o texto não incentiva o desmatamento.

“Um bilhão de pessoas passa fome no mundo e, futuramente, o Código Florestal poderá limitar a produção de alimentos, embora isto não aconteça hoje. Daqui dez ou 20 anos a discussão pode ser outra”, declarou.

Por ora, prossegue Riedel, a aposta do setor para expandir a produção de alimentos será investir maciçamente em tecnologia e pesquisa. “Mato Grosso do Sul tem papel importante no Centro Oeste pela força que temos nos grãos, carne de corte, cana e leite, ou seja, a diversificação é muito forte”, explicou.

Além das discussões sobre a demanda mundial por alimentos e o Código Florestal, a Bienal também colocará em debate questões como reforma tributária, como atender os mercados consumidores, sistemas de produção e crédito, modelos de agronegócio, que contarão com a participação de palestrantes do Brasil e especialistas de fora do País.

O objetivo é fortalecer o setor e demonstrar o potencial de crescimento da atividade na região Centro-Oeste. A bienal tem como tema o “O futuro do agronegócio no Brasil Central” e terá estrutura de feira. Juntos, os estados da região somaram aproximadamente US$ 15 bilhões em exportações de produtos agrícolas em 2010.

Nos siga no Google Notícias