ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Brasil vai enviar missões para países que interromperam importação de carne

Nícholas Vasconcelos | 14/12/2012 19:11

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) vai enviar missões oficiais para esclarecer os governos do Japão, África do Sul e China sobre o caso não-clássico do agente da EBB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), ou mal da vaca louca.

Até o momento, esses países notificaram oficialmente ao ministério a respeito da interrupção temporária das compras de carne bovina brasileira.

Os três países já receberam informações do Governo brasileiro sobre o tema e outros esclarecimentos ainda serão prestados nos próximos dias.

O Brasil também está intensificando os contatos com os maiores importadores da carne bovina do país e serão prestadas todas as informações aos parceiros comerciais do Brasil em todo o mundo.

Em 2012, o Brasil é o segundo maior exportador de carne bovina do mundo. Entre janeiro e outubro deste ano, somando miudezas, in natura e industrializada do produto, o Brasil vendeu 1,024 milhão de toneladas para o mercado internacional. Os dados são do Agrostat (Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro).

A China, nos dez primeiros meses de 2012, comprou 10,1 mil toneladas de carne bovina brasileira. O Japão adquiriu 1,3 mil toneladas, enquanto a África do Sul, 293 toneladas.

Nos siga no Google Notícias