ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Brasileiros e africanos fazem projeto para baratear custo de criação de galinhas

Caroline Maldonado | 06/10/2014 13:25
Uma das unidades de pesquisas será instalada em Bodoquena (Foto: Divulgação/Embrapa)
Uma das unidades de pesquisas será instalada em Bodoquena (Foto: Divulgação/Embrapa)

Pesquisadores brasileiros e africanos fizeram uma parceria para beneficiar a agricultura familiar, reduzindo custos da criação de galinhas poedeiras por meio da substituição dos ingredientes utilizados na ração. Sem comprometer a qualidade e volume da produção de ovos, os especialistas passaram a utilizar dieta a base de mandioca, moringa e bocaiuva em diferentes níveis de substituição ao milho e soja.

Desde 2012, um grupo de 300 pequenos produtores africanos estão se beneficiando com o projeto que no ano passado ganhou apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Fundação Bradesco. Para testar o desempenho de aves poedeiras utilizando a dieta, pesquisadores da Embrapa Pantanal desenvolverão o projeto na unidade de ensino Bodoquena, a 266 quilômetros de Campo Grande.

O pesquisadores contam ainda com apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) nas análises de qualidade dos ovos produzidos e da saúde dos animais, entre outras ações. "Os desdobramentos das ações que serão realizadas nesta nova etapa nacional do projeto envolve diferentes instituições. Pretendemos realizar a capacitação de alunos do curso técnico e pós graduandos, além de interagir com as comunidades que produzirão os ingredientes da ração que será testada", explicou a pesquisadora da Embrapa Pantanal Raquel Juliano.

O projeto faz parte de uma iniciativa de parceiros brasileiros, africanos, latino americanos e da região do caribe. É o Market Place, que reúne instituições e pesquisadores para desenvolver projetos de pesquisa em cooperação. "O suporte para financiamento de projetos é feito por diversas instituições, incluindo Fundação Bill e Melinda Gates, e deve obrigatoriamente possuir liderança compartilhada entre instituições de ambos países envolvidos", conta a pesquisadora.

Nos siga no Google Notícias