ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Cade vai investigar atuação do JBS após reunião com bancada

Fabiano Arruda | 24/05/2012 12:36
Senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka e presidente da Acrissul, Francisco Maia, em reunião com secretário de Direitos Econômicos, Vinicius Marques de Carvalho, em reunião nesta quinta em Brasília. (Foto: Divulgação)
Senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka e presidente da Acrissul, Francisco Maia, em reunião com secretário de Direitos Econômicos, Vinicius Marques de Carvalho, em reunião nesta quinta em Brasília. (Foto: Divulgação)

Conselheiros do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vão notificar o grupo JBS e investigar a atuação do frigorífico no abate de carne em Mato Grosso do Sul e outros estados.

A empresa é acusada por produtores rurais de concentrar grande parte da atividade no País numa atuação que é definida como lesiva e prejudicial aos produtores rurais.

O argumento da classe é que, por meio de financiamentos como do BNDES, o grupo tem arrendado pequenos frigoríficos e os mantidos fechados para dominar o abate de carne. O temor dos produtores é que a ação influencie e aumente o preço da arroba do boi e os custos da cadeia.

As informações foram deliberadas nesta quinta-feira durante audiência como o secretário de Direitos Econômicos, Vinicius Marques de Carvalho, em Brasília (DF), com a bancada federal de Mato Grosso do Sul, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia.

O senador Waldemir Moka (PMDB), que viabilizou o encontro, destacou que as reclamações feitas pelos produtores contra a empresa saíram do discurso, difundido em debates realizados em Campo Grande, para a prática.

“Uma ata foi registrada sobre o encontro e haverá investigação sobre o assunto”, comentou o parlamentar. Segundo ele já foi marcada para o dia 13 de junho reunião entre os conselheiros do Cade e representantes de frigoríficos na própria secretaria de Direitos Econômicos.

O presidente da Acrissul, Francisco Maia, disse que agora cabe ao órgão do Senado levar em conta as informações prestadas pelos produtores e apurar as denúncias.

“O secretário nos afirmou que o Governo já tinha conhecimento do assunto e que tem preocupação com as acusações. Demos um passo importante hoje”, pontuou.

Também participaram da audiência nesta quinta o senador Delcídio do Amaral (PT), bem como os deputados Fabio Trad (PMDB), Geraldo Resende (PMDB) e Edson Giroto (PMDB).

O encontro ainda contou com o presidente da frente parlamentar do agronegócio, deputado federal Homero Pereira (PSD/MT). Ele encabeçou as mesmas queixas sobre do setor em Mato Grosso.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o JBS informou que não vai comentar o assunto, já que ainda não foi notificado.

Nos siga no Google Notícias