ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Campanha contra febre aftosa começa na sexta feira

Redação | 30/09/2010 07:41

Começa a partir desta sexta feira a campanha contra febre aftosa em rebanhos bovinos. Esta é a segunda etapa da campanha, que vai até o dia 31 de outubro.

Os produtores do Estado, que faz parte da ZAV (Zona de Alta Vigilância, faixa de 15 quilômetros na fronteira do Estado com o Paraguai e a Bolívia), devem se atentar aos prazos.

Também inicia neste período a vacinação nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima. Em Rondônia, a campanha será realizada de 15 de outubro a 15 de novembro.

Na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa, realizada no primeiro semestre de 2010, o índice de cobertura vacinal alcançou 97,2%. No período, foram imunizados 151,9 milhões de bovinos e búfalos.

Hoje, 89% dos bovinos e búfalos estão em áreas consideradas livre de febre aftosa com ou sem vacinação. Em todo o país, 14 estados, incluindo o Mato Grosso do Sul, possuem o status de zona livre com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Os demais estados da região Nordeste e o nordeste do Pará são considerados como de médio risco para a doença; Roraima e noroeste do Pará, como de alto risco; e Amazonas e Amapá, de risco desconhecido.

Santa Catarina é a única Unidade da Federação reconhecida pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), como livre de febre aftosa sem vacinação.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que causa febre e vesículas (bolhas) na boca, narinas, focinho, tetas e pés dos animais de casco fendido. As principais espécies suscetíveis são bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos, podendo também ser acometidos veados, cervos e camelos.

Com informações do Ministério da Agricultura.

Nos siga no Google Notícias