ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Capacitação gratuita incentiva pecuária leiteira em MS

Bruno Chaves | 20/05/2014 08:36
Trabalhadores de Rio Verde receberam capacitação de curso bovinocultura leiteira (Foto: Divulgação/Senar/MS)
Trabalhadores de Rio Verde receberam capacitação de curso bovinocultura leiteira (Foto: Divulgação/Senar/MS)

A qualificação de mão de obra oferecida, gratuitamente, pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural),vai ajudar a pecuária leiteira no Estado a se recuperar. A avaliação é da Famasul (Federação da Agricultura e da Pecuária de Mago Grosso do Sul).

Rio Verde de Mato Grosso, a 207 quilômetros de Campo Grande, por exemplo, já produziu aproximadamente 30 mil litros de leite por dia e após diversificação de culturas e início da agricultura teve queda de 50% na produção. No Agora, o setor passa por recuperação.

Para o presidente do Sindicato Rural do município, Niuto Pereira Souza, qualificados, os produtores passam a produzir mais em menos tempo.

“Além de desenvolvermos em outros setores da agropecuária, as capacitações dão qualidade e têm aumentado gradativamente o volume de leite produzido, a ponto de atendermos o laticínio local e de outras regiões”, destacou.

Nesse contexto, o Senar certificou 22 alunos da Escola Estadual Thomaz Barboza Ragenl, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), no curso de bovinocultura de leite. Para o superintendente Rogério Beretta, os projetos para Rio Verde de MT sobressaem às capacitações.

“Além de informar, vamos contribuir com consultorias técnicas que implantarão tecnologiasnas propriedades rurais.Inicialmente um profissional do Senar atenderá 24 propriedades, com o objetivo de aumentar o potencial leiteiro do município”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias