ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Central vai receber embalagens vazias de defensivos na quinta-feira

Elci Holsback | 16/08/2016 13:39
MS é referência no recolhimento de embalagens (Foto: Acrissul)
MS é referência no recolhimento de embalagens (Foto: Acrissul)

O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta de embalagens de resíduos agrícolas, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Para manter o padrão, foi criado o Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado em 18 de agosto, com o objetivo de coletar embalagens de defensivos agrícolas para correta destinação.

A ação, iniciada em 18 de agosto de 2008, por meio da Lei Federal 11.657, já alcançou cerca de um milhão de pessoas de todo o País e, apenas na edição de 2015, mais de 100 mil pessoas participaram.

Gerenciado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias)o Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva, envolvendo agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público, cujo o foco é realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. 

Há 15 anos, o inpEV coordena o Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Neste ano, em sua 12ª edição, o Dia do Campo Limpo traz o tema "Conscientizar e Educar Sempre", com foco na importância de ações educativas para o sucesso do trabalho feito pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). “Para cumprir nossa missão de garantir um planeta mais sustentável às futuras gerações, é necessário disseminar a importância da adoção de boas práticas no campo”, ressalta João Cesar Rando, diretor-presidente do instituto.

Em Campo Grande, a data contará com a central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, gerenciada pela Acra (Associação Campo-grandense das Revendas Agrícolas), que promoverá atividades em diversas modalidades, como o dia de Portas Abertas, quando as centrais recebem a comunidade e mostram o trabalho realizado, a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas a favor do meio ambiente e o DNCL na Escola, que leva uma programação especial com temas ambientais a crianças do ensino fundamental.

A modalidade Portas Abertas acontece das 8 as 16h no CEA Polonês, localizado na Rua Corveta, 141, Carandá Bosque, com entrada gratuita.

Já a ação comunitária será realizada a partir das 8h, na Via Parque.

Mais informações sobre o Dia Nacional do Campo Limpo, sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br.

Nos siga no Google Notícias