ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Cerca de 50 mil t de soja boliviana devem ser importadas por MS

Nyelder Rodrigues | 03/10/2012 23:40

Cerca de 50 mil toneladas de soja boliviana devem ser importadas pelas indústrias de Mato Grosso do Sul, conforme estimativa do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) divulgado na terça-feira (2).

Um dos motivos para importar o grão boliviano é a alta do produto no mercado interno e crescimento da demanda externa, que torna o preço da soja mais atrativo aos brasileiros.

A Bolívia colherá 1,8 milhões de toneladas de soja entre os dias 15 deste mês e 15 de novembro. Junto a divulgação da previsão de importação, o Ministério da Agricultura também publicou as regras para esta compra.

A importação deverá contar com Certificado Fitossanitário (CF), emitido pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) do país exportador, e com a Declaração Adicional (DA) de “livre da praga Botrytis fabae".

O produto também deve passar por Inspeção Fitossanitária feita por laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários (Lanagro).

Influência – Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), Almir Dalpasquale, a importação do grão boliviano vai influenciar os preços pagos no Estado nos próximos anos.

“A soja é um dos principais insumos da ração na avicultura e suinocultura, atividades que estavam amargando custos elevados em função da alta do grão. Com preços menores, essas cadeias ganham competitividade, aumentam sua produção e, por conseqüência, a demanda de soja. Todos saem ganhando”, explicou Dalpasquele.

Nos siga no Google Notícias