ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Chuva atrapalha, mas usinas elevam geração de etanol em 4%

Caroline Maldonado | 15/12/2014 09:27
Processamento de cana-de-açúcar caiu 1,92% em relação ao mesmo do ano passado (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)
Processamento de cana-de-açúcar caiu 1,92% em relação ao mesmo do ano passado (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)

A produção de etanol em Mato Grosso do Sul cresceu 4,33% entre abril e novembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2013, passando de 2,1 bilhões de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas. A produção de etanol hidratado, aquele comum vendido nos postos, foi elevada em 6%, enquando o etanol, misturado a gasolina, teve redução de 0,3%.

O processamento de cana-de-açúcar neste mesmo período teve queda de 1,92% em relação ao mesmo do ano passado. No acumulado da safra 2013/2014 foram produzidas 39,5 milhões de toneladas, enquanto em na safra atual que vai até abril de 2015, até novembro foram produzidas 38,7 milhões de toneladas, de acordo com a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

A chuva das últimas semanas atrapalha o processamento em todo o Estado, segundo o presidente da Biosul, Roberto Hollanda. Mas esse fator já era esperado nesta época do ano e é possível que a produção seja elevada com mais unidades moendo em dezembro.

“Na primeira quinzena serão 21 unidades contra 18 que estavam operando ano passado e na segunda quinzena serão 21 contra 11”, destaca o presidente da entidade, que faz levantamento quinzenal do processamento de cana em Mato Grosso do Sul. Segundo Hollanda, o índice que mede a qualidade da matéria prima está em recuperação, com o acumulado já acima do previsto e a quinzena foi bem melhor que a passada.

Mesmo com a redução no volume processado, as usinas comemoram a qualidade da matéria-prima, que se mostra superior ao constatado na safra passada. O índice que mede a qualidade da matéria prima, o ATR/TC (Açúcares Totais Recuperáveis por Tonelada de Cana) atingiu 127,58 kg na segunda quinzena de novembro. O volume é 10% maior que o da safra passada e no acumulado atingiu 130,14kg, também maior em dois pontos percentuais que o ano anterior.

Nos siga no Google Notícias