ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

CMN amplia limite de crédito para culturas de milho e sorgo

Stênio Ribeiro, Repórter da Agência Brasil | 23/08/2012 17:59

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje (23) a ampliação, de R$ 500 mil para R$ 800 mil, no teto adicional para financiamento de custeio nas lavouras de milho e sorgo, disse o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, João Rabelo.

Ele declarou que o objetivo da medida é incentivar o plantio de milho, insumo básico para a produção de suínos e aves, e adicionalmente o CMN estendeu a autorização também para o custeio de sorgo. O incentivo à produção, de 69 milhões de toneladas na safra passada, ocorre em um momento de pressão inflacionária nos preços do milho, causada pela quebra de safra nos Estados Unidos.

O Brasil está longe, porém, de qualquer problema de abastecimento do produto, visto que o consumo doméstico gira em torno de 54 milhões de toneladas, o que permitiu ao país exportar 10 milhões de toneladas de milho no ano passado. O cenário de produção e consumo deve se repetir na safra 2012/2013, com perspectiva de ligeira elevação da colheita.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho, atrás dos Estados Unidos (313,9 milhões de toneladas na safra anterior) e da China (192,8 milhões de toneladas). A China deve manter o mesmo nível de produção neste ano agrícola, mas a seca no Meio-Oeste norte-americano provocará quebra significativa na safra dos EUA, com diminuição dos estoques mundiais de milho.

Nos siga no Google Notícias