ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Com 3 suspeitas de febre maculosa, entidades alertam para tipos de carrapatos

Priscilla Peres | 12/08/2015 15:39
Carrapato estrela em plantas. (Foto: Embrapa)
Carrapato estrela em plantas. (Foto: Embrapa)

Entidades estão divulgando à população, as 22 espécies de carrapatos já identificadas em Mato Grosso do Sul. O objetivo é alertar sobre os cuidados para evitar doenças que podem ser transmitidas para humanos. Recentemente, foram registrados três casos suspeitos da febre maculosa, contraída a partir do carrapato.

Os três casos foram identificados em veterinários que trabalham em uma fazenda de Maracaju - distante 150 km de Campo Grande. o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Renato Andreotti, explica que a doença causa febre forte, dor de cabeça e evolui para o aparecimento de pontos avermelhados nos cotovelos, joelhos e na palma das mãos e nos pés.

“Depois de cinco dias começam as necroses e problemas neurológicos causados por entupimento de vasos. De uma maneira geral, depois que aparecem as lesões no sistema nervoso elas são de difícil reversão”, acrescenta. Ainda de acordo com o pesquisador, o agente da febre maculosa brasileira, que é transmitida por carrapatos do gênero Amblyomma, circula no estado, sendo necessárias medidas de saúde pública.

“Temos três publicações sobre o tema e com esses trabalhos já conseguimos sensibilizar a Secretaria de Saúde do Estado e fazer um treinamento para os técnicos do setor de zoonoses sobre identificação de carrapatos, importância e diagnóstico da doença”, informa o pesquisador.

Carrapato estrela pode transmitir doenças para humanos. (Foto: Embrapa)
Carrapato estrela pode transmitir doenças para humanos. (Foto: Embrapa)

Doenças - Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Renato Andreotti, o carrapato do boi, por exemplo, pode impactar no cenário econômico de Mato Grosso do Sul, por se tratar de um estado importante na cadeia produtiva de bovinos do País, além de causar problemas como a transmissão de doenças para humanos.

Além disso, o carrapato pode transmitir vírus e outros agentes potencialmente patogênicos. Outra informação importante é que, ao picar alguém, o carrapato não apenas suga o sangue, mas também injeta substâncias para evitar a reação do organismo do hospedeiro. “Quando ele faz isso, ocorre uma imunossupressão no local da picada que facilita o desenvolvimento dos agentes transmitidos”, diz Andreotti.

Pesquisa - Na Embrapa Gado de Corte são desenvolvidas tecnologias para a saúde animal, além de conhecimentos estratégicos visando contribuir com a entrega de outros subprodutos à sociedade como, por exemplo, desenvolvimento de vacina contra o carrapato; controle químico do carrapato; teste carrapaticida aos produtores e avalição do fitoterápico originário da Tagetes minuta para controle dos carrapatos de boi, cavalo e cães a partir do óleo essencial dessa planta.

“Tanto a vacina, quanto o fitoterápico, são alternativas para tecnologias que agridam menos o meio ambiente e forneçam um produto mais seguro ao consumidor sem contaminação dos produtos de origem animal”, conclui o pesquisador.

Para explicar a população está sendo produzido um cartaz a partir de informações do Museu do Carrapato , pela Embrapa Gado de Corte, Fundect, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fiocruz, pelo Instituto Butantã e o Programa de pós-gradução de doenças infecciosas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias