ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Com exportação em alta, avicultura tem cenário positivo em MS

Bruno Chaves | 03/06/2014 11:12
Presidente da Famasul, Eduardo Riedel, durante abertura do encontro (Foto: Bruno Chaves)
Presidente da Famasul, Eduardo Riedel, durante abertura do encontro (Foto: Bruno Chaves)

Com importância fundamental na balança comercial do País, a avicultura deve ganhar força nos próximos anos e se concentrar em regiões como a de Mato Grosso do Sul, que têm espaço geográfico propício, clima favorável e produção de grãos, componestes da ração da ave, em grande quantidade.

Só no primeiro quadrimestre de 2014, as características regionais fizeram com o que o Estado enviasse para o mercado internacional 52,4 mil toneladas de carne de frango in natura, 33% a mais que no mesmo período do ano passado, quando 39,3 mil toneladas foram exportadas. Dessa forma, Mato Grosso do Sul figurou como 6º maior exportador do setor no País.

Para a gerente econômica da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado), Adriana Mascarenhas, devido à demanda do produto e o potencial produtivo para ampliar as negociações, a expectativa é de que os números da avicultura se superem cada vez mais.

“Não só no Estado, mas em nível de Brasil, a prospecção é de crescimento e não existe nenhuma dúvida de que a avicultura vai crescer mais na nossa região porque temos clima e produção de grãos, que é fundamental para o setor”, disse.

A avaliação da especialista se deve ao fasto de que os grãos, principalmente o milho, são os componentes mais caros no custo da produção da ração da ave. Com isso, a tendência é que a avicultura migre para regiões que tenham alta produção de grãos.

“Todas essas caraterísticas nos mostram que a tendência é que a avicultura de corte cresça no cerrado e na região do Centro-Oeste, principalmente”, afirmou.

O panorama do setor, no Estado e no País, foi discutido nesta terça-feira (3) durante o II Encontro Tecnológico da Avicultura no Mato Grosso do Sul, realizado pela Famasul em parceria com a Avimasul (Associação de Avicultores do Estado).

Um dos palestrantes do evento, o professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (MG), Paulo Lourenço da Silva, explicou que o Brasil é o maior exportador de carne de ave do mundo. De acordo com ele, o status foi conquistado em 2004 por causa do controle de doenças como a newscatle e a influenza aviária.

“Desde 1994, quando o Ministério da Agricultura editou o Programa Nacional de Sanidade Avícola, o País se inseriu no mercado internacional como país que tem controle das doenças", explicou.

"Hoje, os três desafios do Brasil, como maior produtor, é manter a relação comercial com mais de 155 países, abrir novos mercados, já que avicultura cresce em velocidade muito grande, e manter o status sanitário, que é um cartão de visitas para o mercado internacional”, emendou.

Para o diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini, debater o cenário da avicultura é uma oportunidade de levar informações em tempo real “para que o produtor consiga realizar um trabalho de maneira tecnificada e consiga, em cima de trabalhos de tecnologia e sanidade, ter melhor produção e ganho”.

Celeiro da avicultura – Mato Grosso do Sul conta com quatro polos produtivos de carne de aves, conforme Adriana Mascarenhas. São eles: polo do Bolsão, que compreende a região das cidades de Aparecida do Taboado e Inocência; o da região de Sidrolândia, que possui grande indústria; polo da região de Dourados; e o da região de Caarapó, que produz um tipo diferente de frango, o galeto, destinado para mercado específico.

Mais de 90% da carne produzida no Estado é encaminhada para o mercado externo. Os principais compradores são Arábia Saudita, Japão, China e Rússia. “A produção de carne de aves, em análise de indústria, de preços no mercado consumidor e de mercado de exportação, está muito bom”, avaliou o presidente da Avimasul, Gilberto Bernardi.

Nos siga no Google Notícias