ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Com novo foco de aftosa no Paraguai, MS quer volta do Exército à fronteira

Marta Ferreira e Wendell Reis | 03/01/2012 10:34
Em setembro, militares ajudaram na fiscalização da fronteira contra a febre aftosa, auxílio que deve ser requisitado novamente, conforme secretária. (Foto: Simão Nogueira)
Em setembro, militares ajudaram na fiscalização da fronteira contra a febre aftosa, auxílio que deve ser requisitado novamente, conforme secretária. (Foto: Simão Nogueira)

O Governo de Mato Grosso do Sul vai pedir a volta do Exército à fronteira com o Paraguai, após a confirmação de um novo de aftosa no País vizinho, no mesmo departamento onde a doença foi registrada no rebanho bovino em setembro, a 150 quilômetros do Estado. A afirmação foi feita hoje cedo pela secretária Tereza Cristina Correia da Costa, de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo.

Ao falar do assunto durante visita ao Ceasa, em Campo Grande, ela disse que, com o surgimento desse novo caso da doença tão pouco tempo após o de setembro, o Governo deve reativar todas as ações já adotadas. Entre as providências, está a presença do Exército que realizou na região a Operação Ágata, para ajudar a impedir a entrada da doença no Estado.

Hoje, segundo Tereza Cristina, existem 14 barreiras fixas e dez móveis para fiscalizar a região e isso número pode aumentar por causa dessa nova situação.Nas barreiras, ficam funcionários da Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e policiais militares.

A secretária lembrou que o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) também auxilia na fiscalização e tem importante papel, por causa do conhecimento que os policiais têm da região.

Como agir-Para a secretária, o que o Paraguai precisa, neste momento, é ter transparência em suas ações. “Se for assim, o mercado se acalma”.

Ela disse que ontem, quando o foco ainda era tratado como suspeita, entrou em contato como Ministério da Agricultura e Pecuária, para saber que providências seriam adotadas. Uma reunião na SFA (Superintendência de Agricultura) reúne autoridades do setor no Estado, incluindo a secretária, para definir medidas diante do novo foco de aftosa no País vizinho.

Nos siga no Google Notícias