ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Com os pecuaristas mais jovens, MS recebe feira que percorre o País

Liana Feitosa | 30/07/2014 14:01
Feira vai até amanhã. (Fotos: Marcos Ermínio)
Feira vai até amanhã. (Fotos: Marcos Ermínio)

Mato Grosso do Sul tem os pecuaristas mais jovens do país. A informação é do médico veterinário Moacyr Seródio, coordenador do Circuito ExpoCorte, evento que percorre os principais centros pecuários do Brasil. Hoje e amanhã, estandes apresentam recursos inovadores para ampliar o ganho do pecuarista, além de auxiliá-lo nas várias etapas da produção de carne de qualidade.

A pouca idade dos empresários da pecuária não parece ser um fator negativo para o Estado. "Mato Grosso do Sul é um dos maiores exportadores de carne do país e tem um dos melhores programas de melhoramento de gado do Brasil", afirma Seródio. "Além disso, os principais experimentos da área de corte são feitos aqui. Se você quer falar sobre tecnologia, tem que conversar sobre isso no Mato Grosso do Sul", completa.

São justamente as novidades tecnológicas que atraem o maior número de produtores rurais à feira, que já passou pelo Mato Grosso e, até o final do ano, acontecerá também em Rondônia, Tocantins e Minas Gerais. Em MS, a pecuária de corte, responsável pela produção de carne para consumo humano, é uma das principais alavancas da economia do Estado.

Para coordenador do evento, realizar feira no Mato Grosso do Sul é indispensável.
Para coordenador do evento, realizar feira no Mato Grosso do Sul é indispensável.
Para presidente da Famasul, MS é protagonista no mercado de agronegócios.
Para presidente da Famasul, MS é protagonista no mercado de agronegócios.

Segundo dados da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), MS abateu 4,1 milhões de animais no ano passado, colocando o Estado no segundo lugar em abate de bovinos do Brasil. Além disso, possui o quarto maior rebanho bovino do país, com quase 22 milhões de cabeças.

Para Eduardo Riedel, presidente da Famasul, feiras como essa são iniciativas importantes para a expansão da produção rural. "Buscamos sempre tirar o produtor rural da zona de conforto, trazendo um novo questionamento, uma visão de futuro; e a ExpoCorte tem excelência no que ela oferece, como as palestras, o conhecimento e a sensibilidade em relação aos temas necessários e pedidos pelo produtor rural", conta.

"Quando você concilia uma produção de animais em volume e escala com um processamento também de qualidade, você obtém um produto extremamente procurado pelo mercado. Isso explica os resultados positivos que temos no MS", conclui.

O evento vai até amanhã (31), no Centro de Convenções Albano Franco.

Nos siga no Google Notícias