ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Com safra recorde, baixo preço do milho preocupa produtores do MS

Nyelder Rodrigues | 05/07/2012 21:56

A estimativa para a colheita do milho safrinha, que começou nessa semana em Mato Grosso do Sul, é de 5,5 milhões de toneladas, quantidade que bate recorde e ultrapassa a produção de soja do Estado, que foi de 4,6 milhões de toneladas.

Em relação à safra anterior, que chegou à marca de 3,3 milhões de toneladas, a previsão para este ano cresceu 66,7%. Somando essa estimativa com a safra de verão do milho, a quantidade pode chegar até a 6 milhões de toneladas.

Quanto à área plantada, o milho ocupa hoje 1,17 milhão de hectares. A estimativa aponta ainda uma produtividade de 4,7 toneladas por hectare, o que representa aumento de 35,3% em relação à 2010/2011.

Oferta e procura - Entretanto, a grande oferta do grão preocupa os produtos, já que o mercado interno consome apenas 1,2 milhão de toneladas, e aproximadamente 1,8 milhão são destinados para outros estados, gerando excedente de 2,5 milhões de toneladas para exportação.

“Essa situação acaba baixando os preços. A saída é o mercado externo que tem demanda, os preços são mais atrativos - até R$ 3 a mais por saca - mas nosso produtor enfrenta alguns entraves”, comenta Lucas, assessor técnico da Famasul.

O preço mínimo estabelecido pelo Ministério da Agricultura ao produtor no Estado é de R$ 17,46, mas por causa da grande oferta, está sendo comercializado abaixo desse valor.

Uma das saídas apontadas por Lucas para a situação é a liberação, por parte do governo, da exigência de venda no mercado interno da mesma quantidade exportada. Outra alternativa para escoar a produção é ampliar a oferta do grão nos leilões da Conab.

Nos siga no Google Notícias