ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Começa hoje período de vacinação contra aftosa no Planalto e Pantanal

Caroline Maldonado | 03/11/2015 07:22
Vacinação no Planalto acaba no dia 7 de dezembro e no Pantanal o período vai até 20 de dezembro (Foto: Divulgação/Embrapa)
Vacinação no Planalto acaba no dia 7 de dezembro e no Pantanal o período vai até 20 de dezembro (Foto: Divulgação/Embrapa)

Começa hoje (3) o período para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa, nas regiões do Planalto e no Pantanal de Mato Grosso do Sul. No Planalto, o foco são animais de até 24 meses e na outra região todo o rebanho deve ser vacinado.

Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal), o prazo para vacinação no Planalto acaba no dia 7 de dezembro e no Pantanal o período vai até 20 de dezembro. O calendário tem datas diferentes para cada área por determinação da Iagro, em função de resultados de estudos epidemiológicos das regiões produtoras.

Após a vacinação, os pecuaristas do Planalto têm até o dia 18 de dezembro para fazer o registro no site www.iagro.ms.gov.br, enquanto os produtores do Pantanal podem fazer o registro até o dia 30 de dezembro. Nas áreas de Fronteira, a vacinação foi de 13 de outubro a 27 de novembro e os pecuaristas podem fazer o registro até 14 de dezembro. Quem tiver dúvidas pode ligar para o Disk Aftosa pelo 0800 67 9120.

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e a Embrapa Gado de Corte (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realizam hoje (3) a abertura simbólica desta 2ª etapa de vacinação. O evento acontecerá na sede da Embrapa, a partir das 14h, com a presença do secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas.

Com a vacinação, o Estado tem status de livre de aftosa. Concedido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), este status traz oportunidades de negociações com o mercado internacional, cada vez mais exigente no quesito sanidade animal, segundo a Iagro.

Nos siga no Google Notícias