ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Companhia estabelece novas regras para Programa de Aquisição de Alimentos

Caroline Maldonado | 19/04/2016 06:59

Está disponível no site da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) o manual com os novos procedimentos para o PVB (Programa Vendas em Balcão), que permiti que criadores e agroindústrias de pequeno porte tenham acesso aos estoques oficiais do governo.

As novas regras facilitam o acesso ao programa e, ao mesmo tempo, tornam o controle mais rigoroso, segundo a Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar). As vendas ocorrem com preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.

Podem participar criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, entre outros. O programa também abrange criadores de búfalos e codornas. Com relação às agroindústrias de pequeno porte, estão incluídos nesta categoria, por exemplo, os moinhos coloniais.

Mudanças - Os interessados que ainda não têm a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) poderão participar, desde que atendam determinados critérios, como explorar a terra como proprietário e não possuir renda bruta anual superior a R$ 360 mil.

Agora, é necessário que os clientes se registrem no Sican (Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais) do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), cooperativas, associações e demais agentes. O registro no Sican será obrigatório a partir de 15 de abril de 2017 e poderá ser feito pelos próprios criadores no site da Conab.

O período de revalidação dos cadastros, que antes era de dois anos, passou a ser anual. Foi criado ainda um modelo de procuração para retirada do produto por representantes dos criadores, sendo suficiente a autenticação do documento perante um funcionário da companhia. A norma anterior previa a necessidade de reconhecimento das procurações em cartório.

Foram estabelecidos ainda procedimentos padronizados para o caso de constatação de irregularidades no programa e a aplicação de penalidades. O Manual de Operações esclarece quais serão os procedimentos que deverão ser adotados.

Entre as medidas, estão a suspensão imediata do cadastro dos participantes envolvidos com irregularidades até a apuração do caso e o encaminhamento dos mais graves ao Ministério Público e à Polícia Federal para investigação. Clique aqui para acessar o Manual de Operações da Conab.

Nos siga no Google Notícias