ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Congresso que vai debater futuro da indústrias de florestas começa hoje

Priscilla Peres | 13/04/2015 15:10
A área destinada ao plantio de eucalipto cresceu 566% em oito anos. (Foto: Famasul)
A área destinada ao plantio de eucalipto cresceu 566% em oito anos. (Foto: Famasul)

Em oito anos, a área destinada ao plantio de eucalipto em Mato Grosso do Sul cresceu 566%, saindo de 120 mil para os atuais 800 mil hectares. Os dados são da pela Reflore (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), que a partir de hoje promove o MS Florestal, em Campo Grande.

O 4º Congresso Florestal de MS acontece entre hoje e quarta-feira (15) no Centro Rubens Gil de Camillo. A abertura acontece a partir das 19h focando no tema 'Novos Desafios da Indústria Brasileira de Árvores'. A palestra de abertura será realizada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Na terça-feira (14), o diretor de Licenciamento Ambiental do Imasul, Ricardo Éboli Ferreira Gonçalves, ministra palestra das 08h30, sobre as novidades na concessão de licenças nesta nova gestão do Governo do Estado. “Vamos dar maior celeridade ao processo de licenciamento ambiental, de forma que essa etapa não seja um empecilho na atração de novos empreendimentos e investimentos para o nosso Estado”, diz o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.

Embora ainda pouco expressiva, a geração de eletricidade a partir da biomassa cresceu 227% em 2013 comparado a 2005, sendo que a madeira contribui com 3,6% da atual capacidade instalada para geração de energia e os resíduos da agropecuária com 96,4%.

Para o presidente da Famasul, entidade parceira do evento, Nilton Pickler, o mercado é favorável para a expansão da atividade no Estado. "Com duas fábricas de celulose operando a todo vapor em Três Lagoas e com outras a caminho, nosso Estado comprova que demanda não é problema para o setor. Com isso, o produtor tem espaço para ampliar o plantio de eucalipto e de outras florestas plantadas".

No MS Florestal, que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de abril em Campo Grande-MS, são esperados mais de 600 participantes de todo o Brasil e do Exterior. As inscrições com desconto já começaram, para mais informações basta acessar o site www.msflorestal.com.br. Durante o evento, será também realizado o lançamento da campanha de prevenção e combate a incêndios 2015.

Nos siga no Google Notícias