ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Controle biológico de pragas em plantações é tema de evento na Capital

Nyelder Rodrigues | 10/09/2016 19:35

Acontece entre terça (13) e quinta-feira (15) em Campo Grande o um workshop sobre controle biológico de pragas e doenças que impactam a agropecuária em Mato Grosso do Sul. O evento será realizado pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Fundect, Famasul e Embrapa, na sede das duas últimas instituições citadas.

Os encontros ocorrerão das 8h às 18h, no intuito de encontrar opções para implantar um plano de controle biológico para as plantações, devido a resistência cada vez maior dos insetos, não livrando nem mesmos as sementes transgênicas que passaram a ser usadas no fim da década de 90 como alternativa contra as pragas.

A intenção é discutir formas de realizar o controle sem uso de inseticidas. Segundo o professor Ruy de Araújo Caldas, um dos organizadores do evento, foram os produtores procuraram as autoridades estaduais pedindo auxílio tecnológico para reduzir o efeito de pragas e doenças na agropecuária.

"Reuniremos os pesquisadores de todo o país para apresentar experiências e informações sobre a viabilidade e o sucesso de diversas técnicas. Essas informações darão subsídios para a elaboração do Plano Estadual de Controle Biológico de Mato Grosso do Sul", conta Caldas, ao falar sobre a adoção de uma política específica.

O workshop será aberto a pesquisadores, técnicos, produtores e acadêmicos de programas pós-graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biotecnológicas, Biológicas e afins. As demandas fitossanitárias das culturas da soja, milho, algodão e cana-de-açúcar estarão em pauta, assim como as florestas plantadas e a zoofitossanidade na pecuária.

Na terça (13) e quarta-feira (14), o evento acontece no auditório da Famasul, localizado na rua Marcino dos Santos, 401, bairro Chácara Cachoeira. Já na quinta-feira, o workshop será realizado na Embrapa Gado de Corte, que fica na avenida Rádio Maio, 830, já na zona rural da Capital, após a Vila Popular - região oeste da cidade.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, podendo ser realizadas no site http://hidra.cnpgc.embrapa.br/wcb2016, após cadastro no sistema de eventos da Embrapa pelo mesmo endereço.

Nos siga no Google Notícias