ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Controle de bebida alcoólica é saldo positivo da Expoagro, avalia sindicato

Fiscalização do Judiciário flagrou apenas dois menores bebendo nos dez dias da feira agropecuária de Dourados, encerrada ontem

Helio de Freitas, de Dourados | 23/05/2016 12:44
Após dez dias, Expoagro foi encerrada ontem (Foto: Divulgação)
Após dez dias, Expoagro foi encerrada ontem (Foto: Divulgação)

Ao fazer balanço dos dez dias da 52ª Expoagro, o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, citou dois pontos de sucesso da feira agropecuária encerrada ontem (22) na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul: a delimitação da área de venda e consumo de bebidas alcoólicas e a assinatura de decretos pelo governador do Estado Reinaldo Azambuja reduzindo impostos sobre a energia elétrica para agricultores irrigados e avicultores.

Iniciada no dia 13 deste mês, a Expoagro foi afetada pelo frio e chuva. O show da banda Jota Quest, no dia 15, foi cancelado por causa de um temporal, na quarta-feira (18), data do show da dupla Jorge e Mateus choveu o dia inteiro, embora o show tenha ocorrido normalmente, e no sábado (21), mais uma vez estava chovendo e com muito frio no show de Anitta e da dupla Maiara e Maraisa.

O balanço com o número de pessoas que passaram pelo parque de exposições e o faturamento dos negócios fechados durante a feira ainda não foi divulgado.

“Tudo funcionou bem. Não registramos nada de grave. Claro que ainda precisamos de alguns ajustes e vamos discutir já para a próxima Expoagro. Inovamos no caso da área restrita para venda e consumo de bebidas. Foi algo desacreditado que apostamos. E deu certo. Só recebemos elogios”, afirmou Lúcio Damália, sobre o espaço cercado para venda e de bebida alcoólica, uma forma de dificultar o consumo de álcool por menores de idade.

Nessa Expoagro, a venda de cerveja e driks só estava liberada no espaço fechado, nos camarotes e área vip, onde menores de 18 anos não podiam entrar.

Para o Sindicato Rural, a medida trouxe uma série de benefícios, contribuindo para fiscalização mais eficiente do consumo de bebida por menores de idade, além de tornar o evento mais seguro e organizado para os frequentadores.

Conforme a fiscalização da Vara da Infância e Juventude, apenas dois menores de idade foram flagrados consumindo bebida alcoólica durante a Expoagro deste ano. “Esse número é irrisório, e isso é muito positivo”, ressaltou o coordenador da fiscalização, Ademir Dezen Maciel. Em anos anteriores a média era de 15 a 20 menores flagrados por noite.

“Hoje você não vê aquela ‘lataiada’ de cerveja jogada no chão, nem bêbado trombando e derrabando bebida em você. Então, dá para trazer a família. Também fico tranquilo que se meus filhos saírem de perto de mim para andar pela exposição, tenho a segurança de que não vão conseguir comprar bebida. Dá mais tranquilidade para a gente”, afirmou produtor rural Roberto Capua, 33, do município de Caarapó.

Expoagro 2017 – Lúcio Damália disse que já pensa em manter algumas propostas que deram certo neste ano para o evento do ano que vem. No entanto, ele afirmou que alguns detalhes serão modificados, como uma forma de acesso à feira usando de mais tecnologia.

“Pretendo informatizar mais ainda o sistema de credenciamento. Estou com algumas ideias que vou discutir com a diretoria e melhorar ainda mais”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias