ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Corumbá perde posto de maior rebanho do País para município do PA

Marta Ferreira | 26/10/2011 16:39

Mato Grosso do Sul, segundo levantamento do IBGE, segue como terceiro no ranking da pecuária no País, atrás de MG e MT.

Rebanho de MS é de 22,3 milhões de cabeças, conforme os dados do IBGE. (Foto: Divulgação)
Rebanho de MS é de 22,3 milhões de cabeças, conforme os dados do IBGE. (Foto: Divulgação)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje o tamanho do rebanho bovino de Mato Grosso do Sul, segundo dados de 2010. A pecuária sul-mato-grossense, que já foi a mais representativa do País, está em terceiro lugar no ranking nacional, com 22.354.077 bovinos, conforme os dados divulgados hoje pelo IBGE.

Conforme o levantamento do IBGE, o rebanho estadual se manteve semelhante ao de 2009, com aumento de menos de 1%. Em números objetivos, o crescimento foi de 28.814.

Ainda de acordo com os dados, Corumbá, que era até 2009, o município com maior rebanho no País, agora é o segundo. Perdeu o status para São Félix do Xingu, no Pará, que tem um rebanho superior a 2 milhões de cabeças, contra 1,9 milhão de Corumbá, praticamente o mesmo número do ano anterior.

Ribas do Rio Pardo, outro grande produtor de gado do estado, segue na terceira posição, com rebanho de 1,1 milhão de bovinos.

O município de Porto Murtinho registrou encolhimento do rebanho, perdendo a quinta posição ocupada em 2009 para Cáceres (MT) e passando ao 12º lugar em 2010. Conforme os dados do IBGE, a criação de gado de Murtinho diminiu 15%.

País- Enquanto em Mato Grosso do Sul, o rebanho bovino ainda está em patamares inferiores ao que já foi no passado, Mato Grosso segue como campeão nacional da produção de bovinos, com mais de 27 milhões de cabeças.

O Centro-Oeste, conforme o IBGE, concentra 34% do rebanho nacional. No País, efetivo de bovinos em 2010 teve aumento de 2,1% em relação a 2009,fechando em 209,541 milhões de cabeças.

Nos siga no Google Notícias