ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Criação de ovinos está em expansão, mas falta mão de obra qualificada em MS

Caroline Maldonado | 21/08/2014 13:42
Ms é 8º no ranking de criadores de ovelhas (Foto: Divulgação)
Ms é 8º no ranking de criadores de ovelhas (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul é o 8º maior produtor de ovinos no país e o setor está em expansão segundo especialistas, mas a falta de mão de obra qualificada dificulta um crescimento maior. O Estado tem hoje rebanho próximo a 500 mil cabeças, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE). O assunto será tema da palestra “Criação de Ovinos”, na sexta-feira (22), às 19h30, na Feira do Empreendedor, na sala 1 do Centro de Convenções Albano Franco.

Na avaliação do palestrante e instrutor do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS), Jorge Mezzaroba, o Estado é ideal para a criação de ovelhas, diante do bom pasto e da facilidade de acesso ao suprimento para o animal. “Para exercer a atividade, não são necessários grandes investimentos, já que em geral o produtor divide o pasto do gado com as ovelhas, além da grande produção de grãos e do bom clima. De modo geral, a região é ideal para a criação de ovinos”, garante.

Segundo Jorge, não há como investir na ovinocultura sem o manejo técnico adequado, por isso a palestra trará demonstrações e orientações sobre a criação e comercialização. O palestrante avalia a Feira do Empreendedor como uma oportunidade para produtores e interessados em investir na área, conhecerem as oportunidades do agronegócio, com suporte de profissionais. “Eventos como este proporcionam a visão comercial da ovinocultura aos produtores e demonstra o quanto o segmento é promissor”, avalia.

Palestras - Durante a Feira do Empreendedor, a Famasul realiza também na as palestras Cultivo de Seringueiras – Como a borracha natural se tornou uma ótima opção e Modelo de Negócios na atividade leiteira, ambas na na sexta-feira (22).

No sábado (23), haverá a palestra Cultivo de Eucalipto como diversificação e no domingo (24) o tema é Cultivo de Orquídeas – Espécies e Tratos.

O evento é grauito e acontece de 21 a 24 de agosto, das 14h às 22h. As inscrições devem ser feitas antecipadamentepelo site www.feiradoempreendedorms.com.br. Mais informações pelo número 0800 570 0800.

Nos siga no Google Notícias