ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Dagoberto solicita socorro a produtores de 14 municípios

Redação | 24/06/2009 14:04

O deputado federal Dagoberto (PDT/MS) se reuniu hoje à tarde com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Márcio Portocarrero, e solicitou que o governo federal socorra os produtores rurais de 14 municípios de Mato Grosso do Sul.

Estas cidades não foram contempladas pela resolução 3730/09, de maio deste ano, do CMN (Conselho Monetário Nacional), que permite a prorrogação das parcelas das dívidas de investimento e custeio.

Dagoberto pediu ao secretário que o mesmo benefício seja concedido aos municípios de Amambai, Sete Quedas, Itaquirai, Aral Moreira, Ponta Porã, Naviraí, Eldorado, Fátima do Sul, Antonio João, Rio Brilhante, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, Tacuru e Campo Grande.

"Os produtores destas cidades foram excluídos da resolução, mesmo com perdas na produção de milho safrinha, em alguns municípios, que chegam a quase 40%", lembrou o parlamentar.

Estes municípios não foram contemplados porque decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública após 13 de maio deste ano, data limite estipulada pelo CMN para que o município oficializasse a gravidade da seca.

De acordo com estudos técnicos, a seca no Centro-Sul do Estado e na região Sul do Brasil foi provocada pelo fenômeno La Nina, que provocou mudanças climáticas nestas áreas e conseqüente queda na produção agrícola.

O governo federal informou que está elaborando o "Pacote da Seca", que vai socorrer os produtores rurais que tiveram prejuízos com a quebra de safra.

Também vai financiar política agrícola a longo prazo que considere estas alterações no clima em Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A proposta do programa é criar uma linha de crédito específica para estes Estados que possibilite a adoção de uma política agrícola de longo prazo, levando em consideração as mudanças climáticas registradas nos últimos cinco anos, destacou Portocarrero.

Nos siga no Google Notícias