ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Decisão sobre Raposa Serra do Sol fortalece Justiça, diz Famasul

Vinícius Squinelo | 24/10/2013 23:38

A votação do Supremo Tribunal Federal fortalece a confiança do homem do campo na Justiça brasileira, em sua responsabilidade de garantir o direito de propriedade previsto na Constituição Federal e a segurança no campo. Esta é a avaliação da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) sobre o julgamento no STF dos embargos de declaração (recursos que questionam decisões do Supremo) referentes as 19 condicionantes (condições) estabelecidas na demarcação da reserva Raposa Serra do Sol (RR), nesta quarta-feira (23).

Ao julgar os embargos interpostos pela Funai (Fundação Nacional do Índio) e a PGR (Procuradoria-Geral da República), o Supremo decidiu pela aplicabilidade das condicionantes para as demais demarcações de áreas indígenas do País, ainda que a decisão não tenha efeito vinculante, ou seja, nas instâncias inferiores a aplicação fica a critério de cada juiz. Ao proferir seu voto, o ministro Luiz Roberto Barroso, relator do caso no STF, salientou que a decisão coloca as condicionantes como precedentes, mas não como regra geral.

Para o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, com o julgamento do Supremo ficou superada a lacuna sobre a interpretação clara do Judiciário em relação às demarcações de novas áreas indígenas. “A corte máxima do Judiciário ratificou a aplicação da lei. A próxima etapa é aplicar esse entendimento ao Executivo, em especial em relação às ações da Funai”, avalia do dirigente, “Esperamos que a decisão do Supremo se reflita, também, no cumprimento de suas decisões, revertendo a situação atual na qual boa parte das liminares de reintegração de posse não são cumpridas, expondo uma preocupante fragilidade das instituições federais”, finaliza.

A partir da decisão do STF sobre Raposa Serra do Sol, a Advocacia Geral da União (AGU) editou no ano passado a portaria 303, estendendo as condicionantes às demais demarcações, sendo sua aplicação suspensa até a publicação do acórdão dos embargos declaratórios. Com a publicação do acórdão, que deve acontecer nos próximos dias, a portaria volta a entrar em vigor, ficando vedada aos órgãos da administração pública federal defender teses contrárias à decisão do Supremo, seja em processos judiciais ou administrativos. “O homem do campo precisa confiar na Justiça e a votação ajuda a construir a confiança no restabelecimento do ambiente de segurança jurídica para que ele possa produzir”, finaliza Riedel.

Nos siga no Google Notícias