ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Dia de campo aborda cultivo da banana a 200 produtores

Redação | 04/10/2010 21:11

Na próxima quinta-feira (7), acontece em Nioaque o Dia de Campo, promovido pelo projeto de apoio à produção sustentável no território da reforma. O objetivo da ação é demonstrar na prática como produzir mais e melhor.

Especificamente na próxima etapa será abordada a bananicultura a cerca de 200 pequenos e médios produtores rurais da região cadastrados no projeto, que atende 11 municípios com ações que promovem o desenvolvimento da agricultura familiar.

Antônio Minari Júnior, coordenador do projeto, explica que das 17 mil toneladas de banana nanica que chegam até os Ceasas (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), apenas 308 toneladas são produzidas no estado. Para ele, o território sul-mato-grossense tem grande potencial de produção, porém, o cultivo não é feito de forma apropriada.

Planta tipicamente tropical, a bananeira exige calor constante, chuvas bem distribuídas ao longo do ano e elevada umidade para um bom desenvolvimento e produção. De acordo com o gestor técnico do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS), Harduin Reichel, durante visita à propriedade, os participantes irão saber mais sobre manejo, técnica e cultivo da fruta e controle de pragas.

Dentre os objetivos do projeto estão o aperfeiçoamento e aumento da produção local e regional dos agricultores familiares, com diversificação e acesso ao mercado, além de fornecer capacitação e assistência técnica aos agricultores.

Território da Reforma - O projeto do território da reforma objetiva o desenvolvimento de pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio.

O território da reforma é uma iniciativa da Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o Senar. Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

Nos siga no Google Notícias