ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Em abertura de feira, Rose destaca agropecuária como braço forte de MS

Caroline Maldonado e Renata Volpe Haddad | 20/01/2016 11:11
Abertura do Showtec ocorreu na manhã de hoje em Maracaju (Foto: Sato Comunicação)
Abertura do Showtec ocorreu na manhã de hoje em Maracaju (Foto: Sato Comunicação)

Durante abertura da 20ª edição do Showtec, a governadora em exercício, Rose Modesto, destacou a importância da agropecuária em Mato Grosso do Sul. O evento, que começa nesta manhã, reúne produtores rurais e pesquisadores para conhecer novas tecnologias e resultados de estudos desenvolvidos por entidades de MS, em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande.

A governadora destacou a geração de emprego e renda no campo, que associada a pesquisa tem fortalecido a economia de MS. “O investimento na tecnologia e no estudo tem feito a diferença. O agronegócio não é forte à toa. Essa é a 20ª feira e a gente sabe que num momento tão difícil que o país viveu e Mato Grosso do Sul também, o agronegócio em vez de sofrer retração, pelo contrário, cresceu 23%, mantendo aumento na mão de obra e na produtividade”, disse.

Ao citar entidades de pesquisa, Rose classificou o agronegócio como alvo de programas que venham apoiar o setor em 2016. “O Governo do Estado tem, cada vez, mais o entendimento de apostar nisso. Um Estado que quer crescer e ser moderno tem que apostar na pesquisa. Essa feira é uma oportunidade, não só de ampliar o conhecimento, mas de troca de informações”, comentou a governadora, destacando o trabalho da Fundação MS, Fundação Chapadão, Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Durante a abertura do evento, o presidente da Famasul, Maurício Saito, comentou sobre a possibilidade de perda de produção de soja em alguns pontos específicos na região sul do Estado, em função do excesso de chuvas das últimas semanas, porém se mostrou otimista com relação a parcerias para superar o momento.

“A partir do momento que o tempo dê trégua em relação a chuva, sem dúvida vamos ter mais um ano de produção elevada, porque os níveis de produtividade estão, pelo menos, semelhantes ao do ano passado e houve aumento de área de soja, portanto teremos incremento na produção. O nível de precipitação foi bastante elevado no sul e isso tornou difícil o transporte, mas há um alinhamento dos produtores em parceria com o Governo do Estado”, disse.

Saito também elogiou o trabalho das instituições de pesquisa do Estado, que desenvolvem novas tecnologias e possibilitam ao produtor aumentar a produção. “O evento consolida aquilo que a comunidade científica disponibiliza ao produtor rural que, por sua vez, implanta em sua atividade aumentando a produtividade”, acrescentou.

O Showtec se estende até sexta-feira (22) com exposição e palestras técnivas. A programação completa pode ser conferida no site www.portalshowtec.com.br.

Nos siga no Google Notícias