ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Embrapa apresenta estratégia que intensifica produção e garante lucro maior

Liana Feitosa | 08/05/2015 12:42
Adoção de medidas de intensificação garantem maior lucro ao produtor rural. (Foto: Divulgação/ Embrapa)
Adoção de medidas de intensificação garantem maior lucro ao produtor rural. (Foto: Divulgação/ Embrapa)

Para melhorar índices e ampliar o lucro com a criação de gado, o pecuarista Mário Ubirajara Junior, Marca Âncora, encontrou resultado em ações que recebem o nome de produção pecuária intensiva. As estratégias que incluem medidas que possibilitam produzir mais em menos tempo, segundo pesquisas desenvolvidas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal.

Ações - Entre implementações estão o uso de técnicas de manejo e planos de ação que envolvem a desmama precoce de bezerros, melhoramento genético, formação de pastagens, suplementação alimentar e inseminação artificial. “A principal razão é acelerar a receita das fazendas e melhorar os índices, de forma geral e, dessa forma, ganhar mais”, explica Mário.

Segundo o pecuarista, após a adoção das mudanças de intensificação, a prenhez e o ganho de peso dos animais passaram a apresentar índices superiores. “A gente introduziu o melhoramento genético na fazenda e, com a suplementação, os ganhos em tempo de abate foram muito grandes”, amplia.

Tempo - Para o responsável técnico da Marca Âncora, Lourival Lucena, o investimento é de médio prazo. "De seis meses a um ano nós conseguimos mostrar resultados, desde que você invista dentro da realidade da sua propriedade", detalha.

Os ganhos promovidos pela intensificação da pecuária são verificados nos resultados de pesquisas da Embrapa. De acordo com o pesquisador Ériklis Nogueira, foi possível, em experimentos, elevar a taxa de prenhez de 60% para mais de 90% no final da estação de monta em fazendas da região pantaneira.

Isso porque, são aplicadas técnicas de desmama precoce e inseminação artificial em tempo fixo - IATF, que é quando o veterinário faz sincronização dos cios e insemina um grande número de animais em um dia, podendo chegar a 400 vacas.

Vantagens - “Um resultado bastante significativo, que melhora, e muito, a rentabilidade do produtor pelo aumento de produtividade”, analisa Ériklis.

Segundo o pesquisador, a cada R$ 1 investido na intensificação da pecuária, o produtor recebe um retorno médio de R$ 1,70. Para chegar a esses valores, Ériklis explica que o manejo e a gestão adequados da propriedade são aliados importantes para definir em quais áreas investir e de que forma é possível aprimorar a intensificação na fazenda.

"É uma atividade em que você rapidamente tem retorno, que melhora de forma significativa o uso da terra, produzindo mais em uma mesma área com baixos impactos ao meio ambiente”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias