ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Embrapa Oeste realiza seminário de agroecologia amanhã

Redação | 19/11/2008 18:27

A partir de amanhã, a Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados, vai sediar o 2º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul. Entre os temas que serão tratados no seminário está a "conversão agroecológica".

Segundo o pesquisador e presidente da comissão organizadora do evento, Milton Parron Padovan, o processo de mudança do modelo de agricultura convencional - predominantemente praticado pelos agricultores - para a adoção de princípios agroecológicos não se viabiliza apenas ao deixar de usar insumos químicos para usar os orgânicos, biológicos ou afins.

O pesquisador destaca que a conscientização de que a agroecologia é capaz de proporcionar melhorias na qualidade de vida da família é fundamental, através de processos de produção mais harmônicos com o meio ambiente, com maiores possibilidades de garantir a segurança alimentar, assim como a geração de renda, pois um dos princípios básicos é a diversificação de cultivos e criações.

As mesas-redondas que fazem parte do programa do seminário incluem temas como: conversão agroecológica, processos organizacionais em rede, comércio justo e solidário e sistemas participativos de garantia.

Entre os temas das oficinas estão: compostagem e vermicompostagem, biofertilizantes, adubação verde, planejamento da produção e consumo saudável de alimentos; produção caseira de defensivos orgânicos e recuperação de áreas degradadas através de sistemas agroflorestais.

Também serão apresentados trabalhos técnico-científicos e experiências em agroecologia desenvolvidas e em desenvolvimento em no Estado.

O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal, SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Apoms (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul), Associação Brasileira de Agroecologia e Comissão Estadual de Produção Orgânica de Mato Grosso do Sul (Ceporg/MS).

Nos siga no Google Notícias