ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Entidade que apoia produtores rurais prevê triplicar número de capaciatações

Caroline Maldonado | 05/11/2014 08:19
Presidente da Aprosoja falou da expectativa de ampliar programa (Foto: Divulgação/Famasul)
Presidente da Aprosoja falou da expectativa de ampliar programa (Foto: Divulgação/Famasul)

Com 11,1 mil propriedades que cultivam soja em 64 municípios, o setor emprega diretamente 89,1 mil trabalhadores em Mato Grosso do Sul. Os produtores contam com assistência para gerenciar os negócios, em especial com dúvidas em relação a legislação sobre instalações de funcionários, construções rurais e armazenamento de embalagens tóxicas. Desde 2013, 60 sojicultores já receberam consultoria pelo programa Soja Plus.

O desafio para 2015 é triplicar o atendimento aos produtores, por meio de capacitações, seminários e oferta de material informativo, segundo o o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, “Nossa meta é estender a consultoria para 200 propriedades, aumentar o número de cursos e material informativo, bem como conseguir recursos do Governo Federal para continuar o projeto no biênio 2015-2016”, explicou.

O programa funciona em duas etapas. Na primeira foi realizada a capacitação de técnicos que ministraram sete cursos em igual número de municípios sul-mato-grossenses, totalizando 135 participantes. Nesta segunda fase, que termina em dezembro, ocorre a consultoria fornecida pelos técnicos aos produtores rurais. As ações são promovidas em parceria com a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e SENAR/MS (Serviço de Aprendizagem Rural), o programa é gerenciado pela Aprosoja/MS ( Associação de Produtores de Soja em Mato Grosso do Sul).

Saito falou sobre as expectativas do programa, durante palestra ministrada no Seminário Soja Plus 2014, realizado nesta terça-feira (4), em São Paulo, no qual foram apresentadas e discutidas experiências em gestão de propriedades como ferramentas para aumentar a lucratividade das lavouras.

O presidente da entidade destacou que a parceria com a Famasul e o Senar/MS foi essencial para divulgação e aceitação entre os profissionais do setor. “Com o apoio da Federação, foi possível divulgar o projeto nos sindicatos rurais do Estado e conquistar a confiança dos produtores, que aproveitaram o atendimento para esclarecer várias dúvidas”, disse.

Nos siga no Google Notícias