ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Estudo vai apontar incidência de tuberculose no rebanho bovino em MS

Nícholas | 01/10/2012 17:18

Publicada hoje no Diário Oficial do Estado portaria da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) que autoriza o estudo epidemiológico de tuberculose em bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Portaria 2.630, os estudos devem os critérios e orientações estabelecidos no manual de procedimentos do Pncebt (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal) e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O levantamento epidemiológico será realizado exclusivamente pela Iagro. Caso sejam identificados animais com tuberculose ou brucelose eles devem ser sacrificados no prazo de 30 dias, com acompanhamento do Serviço Oficial, e o produtor receberá indenização correspondente a 25% ao valor da rês.

A participação dos produtores rurais é voluntária mediante a assinatura de um termo de compromisso, e as propriedades são sorteadas aleatoriamente, considerando a existência de fêmeas reprodutoras bovinas e bubalinas com mais de 24 meses. Caso o produtor não queira participar do estudo é realizada a substituição de acordo com o Manual de Procedimentos de Estudo Epidemiológico e Brucelose e Tuberculose.

Nos siga no Google Notícias