ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Europeus concluem fiscalização de gado em MS e 5 estados

Redação | 16/03/2010 08:18

A missão da União Européia que fiscalizou frigoríficos e fazendas brasileiras encerrou ontem suas atividades no País e garante que teve boas impressões das condições sanitárias dos estabelecimentos que exportam carne bovina in natura para o bloco. Os europeus estiveram em propriedades do Mato Grosso do Sul e outros cinco estados.

A missão chegou no dia 2 de março, com o objetivo de checar o atendimento às recomendações da Missão do Escritório de Alimentação e Veterinária da União Européia (FVO, sigla em inglês), que no ano passado avaliou os procedimentos implantados para atender aos requisitos sanitários da UE.

De acordo com a Agência Estado, o chefe da missão, Joergen Alveen, disse que a visita permitiu concluir que o sistema dá garantias quanto ao registro, controle, identificação e inspeção dos animais, "Confiamos no Sistema Brasileiro de Certificação Sanitária", completou Alveen.

Além do Estado, a missão da UE visitou propriedades em cinco estados: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Quanto aos frigoríficos visitados, Alveen afirmou que os controles também estavam de acordo com os requisitos europeus. "Na verificação do certificado oficial constatamos, também, novas medidas implantadas pelos fiscais, em fevereiro, como a inclusão do código de autenticidade nos certificados sanitários nacionais. Isso garante a rastreabilidade de todo o processo produtivo", avaliou.

Nas duas últimas semanas, a missão da UE avaliou o sistema de rastreabilidade em vigor e debateu a proposta de alteração das normas operacionais do Sisbov (Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos), que esteve em consulta pública entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010.

O diretor de programas da área animal da secretaria de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende, disse que antes de qualquer mudança elas serão testadas em propriedades representativas do rebanho nacional.

Nos siga no Google Notícias