ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Evento internacional para observadores de aves acontece em Miranda em março

Jorge Almoas | 21/03/2011 15:46
Livro será lançado durante evento (Foto: Projeto Arara Azul)
Livro será lançado durante evento (Foto: Projeto Arara Azul)

Uma das portas de entrada para o Pantanal sul-mato-grossense, o município de Miranda, localizado a 201 quilômetros de Campo Grande, recebe entre os dias 28 e 31 de março o workshop “Capacitação para condução de observadores de aves no Pantanal”.

No mesmo evento, será lançado o Guia “Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado”. As atividades acontecerão na Estação Ferroviária do Trem do Pantanal.

No workshop, serão abordadas – em aulas práticas e teóricas – os ecossistemas locais e avifauna da região, migração, conservação das aves, técnicas de reconhecimento em campo, identificação de aves, ética profissional, técnica profissional do guia ornitológico, equipamentos, bibliografia especializada, básico de gravação e fotografia em campo, básico de frugivoria e jardim das aves, organização de dados e birdlist, roteiros para observação de aves na região.

Os participantes terão a oportunidade de observar as aves pantaneiras com auxílio de guias, podendo realizar o registro das espécies locais e criação de lista pessoal das aves observadas.

Publicação – Em um total de cinco volumes, ainda a serem lançados, o Guia “Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado” é o primeiro da série que vai abordar aves de todos os biomas brasileiros. Totalmente ilustrado, o livro tem o objetivo de popularizar a observação de aves no Brasil e estimular a conservação do meio ambiente.

“O Pantanal é um dos destinos mais procurados por este público no Brasil. O turismo de observação de aves é uma atividade crescente no Brasil e movimenta a economia em regiões de grande diversidade biológica”, comenta Martha Argel, coordenadora do Projeto Aves do Brasil.

O evento é uma realização da WCS – Wildlife Conservation Society de Nova York.

Nos siga no Google Notícias