ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Expectativa é de alta para safra da cana em Mato Grosso do Sul

João Humberto | 20/12/2010 09:15
Mato Grosso do Sul, assim como Goiás e Minas Gerais, são estados impulsionados pelo boom do setor desde 2005. (Foto: Divulgação).
Mato Grosso do Sul, assim como Goiás e Minas Gerais, são estados impulsionados pelo boom do setor desde 2005. (Foto: Divulgação).

Dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com base no setor carvoeiro deste ano, mostram que Mato Grosso do Sul, assim como os estado de Goiás e Minas Gerais, podem registrar alta na safra da cana para o próximo ano. É que as regiões são impulsionadas pelo boom do setor desde 2005, com a implantação de canaviais novos, assim como usinas.

Diferente do estado de São Paulo, por exemplo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás devem apresentar moagem considerável na próxima safra, devido à expansão das usinas de açúcar e etanol instaladas em seus territórios.

Conforme matéria publicada na Folha de São Paulo, a região de Ribeirão Preto, considerada o mais tradicional pólo sucroalcooleiro do país – responde por 26,78% da cana no Centro-Sul do país, será uma das mais prejudicadas na safra da cana do próximo ano, por apresentar canaviais envelhecidos e ainda ser afetada por problemas climáticos que atingiram as lavouras ao longo deste ano.

A previsão inicial era moer 610 milhões de toneladas de cana no Centro-Sul do país nesta safra, que, oficialmente, só termina em março. Esse volume, no entanto, caiu no meio do ano para 570 milhões e, agora, deve terminar em 560 milhões.

Diretor-técnico da Unica, Antônio Padua Rodrigues explica que a safra 2011/12 já está dada, pois quem tinha de reformar canavial ou plantar fez isso durante este ano. A oferta, segundo ele, vai depender da intensidade das chuvas.

Já a produção de São Paulo, de 361 milhões de toneladas na safra passada, não deve atingir 360 milhões na próxima temporada.

Nos siga no Google Notícias