ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Exportação de aves triplica em 10 anos, mas produtor busca melhorias

Caroline Maldonado | 12/05/2015 13:02
Foi lançado hoje (11) o 3º Encontro Tecnológico da Avicultura de MS, que será no dia 20 de maio, em Dourados (Foto: Divulgação/Famasul)
Foi lançado hoje (11) o 3º Encontro Tecnológico da Avicultura de MS, que será no dia 20 de maio, em Dourados (Foto: Divulgação/Famasul)

O volume de carne de frango in natura exportada por Mato Grosso do Sul cresceu 329% nos últimos dez anos, mas os números não representam a expansão desejada pelos produtores. Eles sentem desvantagem em relação a outros estados e buscam soluções para garantir a rentabilidade, segundo a Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul).

Embora tenha crescido o número de aves abatidas, diminuiu a quantidade de aves criadas no Estado, na última década, segundo o vice-presidente da Avimasul, Adelmar Meyer. “Estão entrando aves de outros Estados para ser abatidas aqui. A nossa participação na produção nacional representa cerca de 10% da dos Estados que mais produzem”, comentou Adelmar, referindo-se aos 1.141 aviários e 490 produtores integrados de MS.

Os avicultores trabalham com subsídio das indústrias agrícolas e tem a produção concentrada na região sul. Os maiores produtores são Sidrolândia e Dourados, respectivamente. Os avicultores ficam com apenas 7,17% do valor referente a cada quilo de frango que vai para a indústria, de acordo com o diretor secretário da Avimasul, Lourival Aparecido Ferrari. “Temos uma série de dificuldades e esperamos que o governo faça um pacote de ações para que possamos continuar com a produção”, disse.

O setor espera resposta do Governo do Estado, que anunciou a elaboração de uma política para diminuir custos de avicultores e suinocultores com a energia elétrica, cuja tarifa subiu 30% com os últimos reajustes. “Já sabemos que alguns produtores desligaram algumas máquinas, porque não iam conseguir pagar a conta com todos os equipamentos ligados”, contou Lourival, ao destacar que isso pode acarretar em queda na produção.

Segundo vice-presidente da Avimasul, Adelmar Meyer, aves de outros Estados são trazidas para abate em MS (Foto: Divulgação/Famasul)
Segundo vice-presidente da Avimasul, Adelmar Meyer, aves de outros Estados são trazidas para abate em MS (Foto: Divulgação/Famasul)

Sustentabilidade – Tornar mais eficiente o uso da energia e da água também preocupa os avicultores. O assunto será discutido no 3º Encontro Tecnológico da Avicultura de MS, no dia 20 de maio, em Dourados, realizado pela Avimasul em parceria com a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

O evento foi lançado hoje (12) na Famasul. Participaram o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck; além de representantes de outras entidades do setor.

Nos siga no Google Notícias