ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Exportação de soja cresce 82% em Mato Grosso do Sul

Bruno Chaves | 05/05/2014 09:55
De janeiro a março de 2014, MS exportou 748,5 mil toneladas do grão (Foto: Aprosoja/MS)
De janeiro a março de 2014, MS exportou 748,5 mil toneladas do grão (Foto: Aprosoja/MS)

A exportação de soja em Mato Grosso do Sul cresceu nos três primeiros meses de 2014. De janeiro a março desse ano, o Estado enviou 748,5 mil toneladas do produto para o exterior. A quantidade é 82% maior que a embarcada no mesmo período do ano passado, que foi de 378,4 mil toneladas.

Conforme a gerente econômica da Famasul (Federação de Agricultura e Agropecuária de Mato Grosso do Sul), Adriana Mascarenhas, os valores da exportação do produto também aumentaram.

“Até março desse ano, o envio de soja em grãos somou US$ 313,9 milhões, contra US$ 206 milhões no mesmo período do ano passado”, disse. O aumento é de 98%.

Os números totais da exportação de soja no Brasil também são comemorados. No mesmo período, de janeiro a março, a alta registrada foi de 87,5% em valor e de 101% em volume na comparação 2014/2013.

Previsão pessimista - Mesmo com registro positivo, a Abiove (Associação Brasileira de Óleo Vegetal) aponta que a exportação de soja brasileira, em 2014, deve registrar queda de um milhão de toneladas.

Para a associação, conforme publicou a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), a redução da comercialização de soja está diretamente ligada ao mercado chinês.

No país asiático, os estoques do produto estão altos. Esse fato, aliado à falta de crédito liberado às empresas e à gripe aviária em algumas províncias da China, tem feito os importadores reduzirem os pedidos do Brasil.

No entanto, essa condição não significa que o Brasil venderá menos soja em grãos em 2014. A redução estimada pela associação é comparada as projeções feitas no início do ano e, ainda sim, tem grandes chances de ser maior que em 2013.

Para Adriana, o mercado externo está aquecido, assim como o interno, que possui alta demanda na transformação de soja em farelo e óleo.

Nos siga no Google Notícias