ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Exportações de carne bovina in natura de MS caem 32% em janeiro

Renata Volpe Haddad | 26/02/2016 18:09
Número de abate cresceu 9,2% mas exportações caíram em janeiro. (Foto: Famasul)
Número de abate cresceu 9,2% mas exportações caíram em janeiro. (Foto: Famasul)

Em janeiro, as exportações de carne bovina in natura somaram 7,5 mil toneladas em Mato Grosso do Sul, o que representa uma queda de 32% em comparação com dezembro, quando as negociações totalizaram aproximadamente 11 mil toneladas, de acordo com Informativo Casa Rural, elaborado pelo Departamento de Economia do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

De acordo com a gestora do Departamento Econômico, Adriana Mascarenhas, o resultado é reflexo do atual momento econômico vivido pelos principais compradores da carne bovina sul-mato-grossense. "A Rússia, um dos nossos principais destinos, reduziu as importações devido ao preço do petróleo que tem caído nos últimos meses", alega.

Se comparado com o mesmo período do ano passado, quando as exportações de carne bovina totalizaram 8,9 mil toneladas, o crescimento das comercializações externas atingiu 16,2%.

Segundo Adriana, a tendência é de aquecimento nas vendas. "Apesar desses números, a tendência é de um aquecimento nas vendas internacionais do setor, considerando que o dólar valorizado deve deixar o nosso produto mais competitivo", explica.

A receita das exportações atingiu R$ 29,2 milhões, valor 36% menor que o faturamento de dezembro, de US$ 39,2 milhões. O principal destino dos embarques, no período analisado, foi o Egito que respondeu por 20,3% das vendas, seguido pelo Chile, com 17,6% e, em terceiro lugar, com 17,1%, a Rússia.

De acordo com o último Informativo Casa Rural, os abates de bovinos somaram 288,5 mil animais em janeiro deste ano, 9,2% a mais que as 264 mil cabeças abatidas em dezembro.

Nos siga no Google Notícias