ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Exportações de soja crescem 32% e agronegócio atinge 10 mi de toneladas

Priscilla Peres | 29/01/2016 16:30

O agronegócio sul-mato-grossense exportou 10,6 milhões de toneladas em 2015, o volume é 32% maior que o resultado de 2014, que era de 8 milhões, recorde para a época. O destaque do ano fica com a soja, commoditie de alto valor agregado.

De acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), as vendas internacionais do setor resultaram em uma receita de US$ 4,48 bilhões, valor que representa 94,7% das receitas totais do Estado com exportação.

"Dentre os produtos exportados, o complexo soja é o destaque, respondendo por 33,5% das negociações. Isso significa que para cada dólar obtido nas negociações com outros países, 33 centavos referem-se às vendas deste complexo", afirma a gestora do Departamento de Economia da instituição, Adriana Mascarenhas.

Os dados do Informativo Casa Rural ainda mostram que as exportações de soja ( grão, óleo e farelo) acumularam aproximadamente 4 milhões de toneladas no ano passado, patamar recorde que resultou no faturamento de US$ 1,5 bilhão. "O complexo soja é a locomotiva do agronegócio sul-mato-grossense e em 2015, graças à alta do dólar, o segmento ganhou competitividade no mercado internacional", destaca o analista econômico do Sistema Famasul, Luiz Gama.

Porém, no período houve queda de 13% nas vendas externas do complexo carnes, formado pela carne bovina, suína e de frangos. O segmento fechou o ano com 315,2 mil toneladas no ano passado comparado a 2014.

Para a analista econômica da instituição, Eliamar de Oliveira, o resultado da comercialização deste complexo está relacionada ao cenário econômico dos principais compradores de carne bovina. "A Rússia, por exemplo, em 2014 era responsável por 43,2% das nossas vendas. Em 2015, esse percentual caiu para 18,5%", reforça a economista.

Nos siga no Google Notícias