ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Falta de água está prejudicando rebanhos em Capão Bonito

Redação | 21/03/2009 18:02

Para garantir a sobrevivência do gado, pequenos produtores de leite do assentamento Capão Bonito, em Sidrolândia, estão sendo obrigados a comprar água para abastecer o rebanho, já que dos 308 lotes, só 71 são atendidos pela rede de água. Os produtores estão preocupados, pois o leite é a principal geração de renda deles.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adão de Souza Luz, diz que a solução é pagar o frete e levar água das nascentes que ficam mais próximas do assentamento. Ele é dono de lote no assentamento e conta com um rebanho de 20 vacas que produzem 120 litros de leite diariamente e lhe garantem uma renda mensal de R$ 1,2 mil.

Alguns assentados informam que têm de deslocar seus rebanhos por 12 quilômetros até nascentes em busca de água. Muitas vezes a caminhada não surte resultados, afinal, no período de seca o solo não costuma reter água.

Sem contar que o lençol freático só é atingido por 168 metros de profundidade e exames físico-químicos realizados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) constataram que a água produzida é imprópria para o consumo porque está contaminada por agrotóxico.

Alguns produtores ainda reclamam que mesmo dispondo de água encanada, a vazão do poço só atende as necessidades do dia-a-dia das famílias. Um produtor chegou a investir R$ 8 mil na instalação de uma bomba d'água e de todo o encanamento.

Nos siga no Google Notícias