ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Falta de chuva pode provocar queda de 10% na produção do milho safrinha

Alan Diógenes | 18/02/2014 20:00

A Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja) de Mato Grosso do Sul divulgou nesta terça-feira (18) um relatório afirmando que o plantio do milho safrinha em Mato Grosso do Sul atingiu 45% da área destinada ao cultivo do grão. Mas apesar do avanço da área de plantio, a produção do produto pode ter uma queda de 10%, devido a falta de chuva.

De acordo com o levantamento, o volume colhido no ciclo 2012 e 2013 de 7,8 milhões, reduzirá para 7 milhões de toneladas se não chover. Estima-se também que a produtividade também cairá. Na safra passada foram 83 sacas por hectare, neste ano o número pode cair para 78.

Segundo o presidente da Aprosoja, Mauricio Saito, a redução na produção e na produtividade do milho safrinha possui três fatores. “Inicialmente consideramos a precificação da saca do milho, que não está atrativa ao produtor e, por conta disso, o desestímulo reduz o investimento em tecnologias de sementes. Outro fator é a falta de chuvas, que já influencia negativamente neste período de plantio”, destacou.

Mauricio disse ainda que a falta de chuva também pode causar redução nas estimativas da colheita da soja. O volume esperado de 6,1 milhões de toneladas na safra atual, foi reduzido pela Aprosoja para 6 milhões. A colheita da oleaginosa no Estado atingiu 56,2% e já soma 1,2 milhões de hectares, do total de 2,2 milhões dedicados ao cultivo.

Nos siga no Google Notícias